Questões sobre Estratégia em Saúde da Família (Antigo “PSF”)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estratégia em Saúde da Família (Antigo “PSF”)

A partir da grande demanda na UBS de usuários com dor, principalmente relacionada ao trabalho, foi construído o Grupo da equipe de Saúde da Família (eSF) apoiado pela equipe do NASF (eNASF). O grupo consiste em dez encontros, de frequência semanal, com duração de aproximadamente duas horas, na própria UBS, com cerca de seis a oito usuários. Na primeira hora, são realizadas atividades relacionadas à "Educação e Saúde", abordando assuntos como: fitoterapia, argila medicinal, técnicas de relaxamento e ioga, direitos trabalhistas, fármacos para dor, exercícios físicos e hábitos posturais. Num segundo momento, com duração de uma hora, os profissionais capacitados para uso da acupuntura da eSF e da eNASF realizam a avaliação dos usuários e, em seguida, o agulhamento. Ao final, é realizada a auriculoterapia e uma dinâmica de educação popular que trabalhe conceitos como empatia e solidariedade.
A eNasf apoia os grupos conduzidos pela eSF, colaborando com o olhar dos saberes dos núcleos profissionais.

Considere os seguintes itens.

I - Substituir serviços especializados nos casos de uma rede de atenção fragilizada ou incompleta.
II - Promover o compartilhamento do cuidado entre eSF e eNasf.
III- Aproximar a eSF das ações de reabilitação.

Quais deles são objetivos desse Grupo?

A portaria Nº 397, de 16 de março de 2020, denomina os estabelecimentos de saúde que ofertam ações e serviços de Atenção Primária à Saúde. Esses estabelecimentos são considerados potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para as RAS.

Considere as definições seguintes.

I - Unidade Básica de Saúde (UBS): estabelecimento que não apresenta equipe de Saúde da Família.
II - Unidade de Extensão de Saúde da Família (UESF): estabelecimento com pelo menos uma equipe de NASF cujo funcionamento tem carga mínima de 15 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, aumentando a resolutividade da assistência.
III- Unidade de Saúde da Família (USF): estabelecimento com pelo menos 1 (uma) equipe de Saúde da Família, que apresenta funcionamento com carga horária mínima de 20 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.

Quais estão corretas?

O Rio Grande do Sul, em dezembro de 2019, contava com 229 Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em 201 municípios (40% do Estado). A multidisciplinaridade característica desses núcleos contribui para a ampliação do escopo de ação e qualifica o acesso e o cuidado na atenção básica, ampliando a resolutividade. Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não haver mais recurso financeiro federal específico para essas equipes, o valor foi incorporado à captação ponderada, aumentando a autonomia do gestor municipal para compor e manter suas equipes multiprofissionais, definindo as categorias profissionais, a carga horária e os arranjos de equipe. Nesse sentido, o NASF-AB deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta diretrizes do NASF-AB relativas à Atenção Primária à Saúde?

Sobre a Classifi cação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde (OMS), é correto afi rmar que  

Analise as afirmativas a seguir: I. O fisioterapeuta, na oncologia, compõe a equipe multidisciplinar de saúde e atua de forma abrangente na sintomatologia dos pacientes oncológicos, tendo como metas preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir, tratar e maximizar os distúrbios e sequelas causados pelo tratamento oncológico, buscando a manutenção de qualidade de vida do paciente. II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) faz parte da Atenção Básica, mas não se constitui como um serviço com espaço físico independente. Os profissionais do Núcleo utilizam-se do próprio espaço das Unidades Básicas de Saúde e do território adstrito para o desenvolvimento do seu trabalho. Eles atuam a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes vinculadas, de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde e seus serviços, além de outras redes como o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), redes sociais e comunitárias. Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis