Questões sobre Estratégia em Saúde da Família (Antigo “PSF”)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estratégia em Saúde da Família (Antigo “PSF”)

A discussão em equipe de casos clínicos, principalmente se mais complexos, é um recurso clínico e gerencial importantíssimo. A existência desse espaço de construção da clínica é privilegiada para o apoio matricial e, portanto, para o trabalho dos profissionais do Núcleo apoio saúde da família, sendo um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas. Qual nome dado a essa discussão? 

A definição a seguir diz respeito a qual modalidade do Núcleo de apoio a saúde da família: composto por no mínimo cinco profissionais com formação universitária, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, profissional da educação física, médico homeopata, nutricionista, médico acupunturista, médico pediatra, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional. Cada um desses Nasf deve estar vinculado a um mínimo de oito e máximo de 20 equipes de Saúde da Família, exceto nos estados da Região Norte, onde o número mínimo passa a ser cinco:

A partir da grande demanda na UBS de usuários com dor, principalmente relacionada ao trabalho, foi construído o Grupo da equipe de Saúde da Família (eSF) apoiado pela equipe do NASF (eNASF). O grupo consiste em dez encontros, de frequência semanal, com duração de aproximadamente duas horas, na própria UBS, com cerca de seis a oito usuários. Na primeira hora, são realizadas atividades relacionadas à "Educação e Saúde", abordando assuntos como: fitoterapia, argila medicinal, técnicas de relaxamento e ioga, direitos trabalhistas, fármacos para dor, exercícios físicos e hábitos posturais. Num segundo momento, com duração de uma hora, os profissionais capacitados para uso da acupuntura da eSF e da eNASF realizam a avaliação dos usuários e, em seguida, o agulhamento. Ao final, é realizada a auriculoterapia e uma dinâmica de educação popular que trabalhe conceitos como empatia e solidariedade.
A eNasf apoia os grupos conduzidos pela eSF, colaborando com o olhar dos saberes dos núcleos profissionais.

Considere os seguintes itens.

I - Substituir serviços especializados nos casos de uma rede de atenção fragilizada ou incompleta.
II - Promover o compartilhamento do cuidado entre eSF e eNasf.
III- Aproximar a eSF das ações de reabilitação.

Quais deles são objetivos desse Grupo?

A portaria Nº 397, de 16 de março de 2020, denomina os estabelecimentos de saúde que ofertam ações e serviços de Atenção Primária à Saúde. Esses estabelecimentos são considerados potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para as RAS.

Considere as definições seguintes.

I - Unidade Básica de Saúde (UBS): estabelecimento que não apresenta equipe de Saúde da Família.
II - Unidade de Extensão de Saúde da Família (UESF): estabelecimento com pelo menos uma equipe de NASF cujo funcionamento tem carga mínima de 15 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, aumentando a resolutividade da assistência.
III- Unidade de Saúde da Família (USF): estabelecimento com pelo menos 1 (uma) equipe de Saúde da Família, que apresenta funcionamento com carga horária mínima de 20 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.

Quais estão corretas?

O Rio Grande do Sul, em dezembro de 2019, contava com 229 Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em 201 municípios (40% do Estado). A multidisciplinaridade característica desses núcleos contribui para a ampliação do escopo de ação e qualifica o acesso e o cuidado na atenção básica, ampliando a resolutividade. Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não haver mais recurso financeiro federal específico para essas equipes, o valor foi incorporado à captação ponderada, aumentando a autonomia do gestor municipal para compor e manter suas equipes multiprofissionais, definindo as categorias profissionais, a carga horária e os arranjos de equipe. Nesse sentido, o NASF-AB deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta diretrizes do NASF-AB relativas à Atenção Primária à Saúde?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis