Listagem de Questões sobre Ótica
Filtros de densidade neutra (ND - neutral density) absortivos geralmente estão disponíveis em tamanhos diversos, com densidades ópticas variando de 0,1 a 8,0. Cada filtro ND é fabricado a partir de um substrato de vidro que foi selecionado por seu coeficiente de absorção espectralmente plano na região visível. São usualmente utilizados para atenuação de lasers em bancada.
Um laser contínuo de 100 mW passa por um filtro de atenuação de ND = 2,0, seguido de um divisor de feixe 50:50, e é detectado por um fotodiodo. Qual será a potência medida pelo fotodiodo, supondo que ele receba apenas um dos feixes do divisor?
0,1 mW.
0,5 mW.
2,5 mW.
5,0 mW.
25 mW.
Na função de transferência de contraste, fatores como o coeficiente de aberração esférica da lente objetiva, as frequências espaciais, o comprimento de onda do elétron e a desfocalização da imagem influenciam a quantidade de contraste transmitida para a formação da imagem. Se a meta de um pesquisador for a determinação estrutural de uma macromolécula proteica com resolução próxima da atômica, entre 2 e 3 Å, qual das afirmações a seguir ele deve levar em consideração para a aquisição automatizada de micrografias em um criomicroscópio de 300 kV?
Imagens que tenham menor faixa de desfoco (-0,5 a -1,5 ?m), ou seja, que favorecerão frequências espaciais de menor resolução e maior contraste.
Imagens que tenham maior faixa de desfoco (-2,0 a -3,5 ?m), ou seja, que favorecerão frequências espaciais de maior resolução e menor contraste.
Imagens que tenham menor faixa de desfoco (-0,5 a -1,5 ?m), ou seja, que favorecerão frequências espaciais de maior resolução e maior contraste.
Imagens que tenham menor faixa de desfoco (-0,5 a -1,5 ?m), ou seja, que favorecerão frequências espaciais de maior resolução e menor contraste.
Imagens que tenham maior faixa de desfoco (-2,0 a -3,5 ?m), ou seja, que favorecerão frequências espaciais de menor resolução e menor contraste.
A observação de estruturas com dimensões muito menores que o comprimento de onda da luz usando microscópios é difícil devido ao limite de difração de Abbe. Ernst Abbe expressou matematicamente esse limite em 1882, estabelecendo que a menor distância que pode ser resolvida por um microscópio para uma luz de comprimento de onda ???? é de:
onde d é a resolução lateral (XY), ou seja, a distância mínima distinguível da observação de dois pontos, e NA é a abertura numérica da objetiva.
Considere um microscópio confocal operando com um laser de excitação de 488 nm e uma objetiva com abertura numérica de 1,4. Qual das seguintes afirmações está correta sobre a resolução alcançada nesse sistema?
A resolução lateral do sistema será, aproximadamente, 174 nm, indicando que estruturas menores do que esse valor não podem ser resolvidas.
O aumento da abertura numérica da objetiva para 1,6 diminuiria o valor da resolução lateral alcançada, tornando a imagem menos detalhada.
O uso de um laser de excitação no infravermelho melhoraria a resolução lateral do microscópio confocal, devido ao menor espalhamento da luz.
A microscopia confocal supera a barreira de difração e permite a visualização direta de estruturas subnanométricas sem técnicas complementares.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}