Listagem de Questões de Física
A figura abaixo representa um fio condutor homogêneo rígido, de comprimento L e massa M, que está em um local onde a aceleração da gravidade tem intensidade g. O fio é sustentado por duas molas ideais, iguais, isolantes e, cada uma, de constante elástica k. O fio condutor está imerso em um campo magnético uniforme de intensidade B, perpendicular ao plano da página e saindo dela, que age sobre o condutor mas não sobre as molas.
Uma corrente elétrica i passa pelo condutor e, após o equilíbrio do sistema, cada mola apresentará uma deformação de:
Um corpo está submetido à ação de duas forças com intensidades 5 N e 4 N, respectivamente, que formam entre si, um ângulo de 60°. O módulo da força resultante que atua sobre o corpo será
Uma prensa hidráulica possui ramos com áreas iguais a 15 cm2 e 60 cm2. Se aplicarmos uma força de intensidade F1=8N sobre o êmbolo de menor área, a força transmitida ao êmbolo de maior área será:
Em Júpiter a aceleração da gravidade vale aproximadamente 25 m/s2 (2,5 x maior do que a aceleração da gravidade da Terra). Se uma pessoa possui na Terra um peso de 800 N, quantos newtons esta mesma pessoa pesaria em Júpiter? (Considere a gravidade na Terra g = 10 m/s2).
Uma pequena esfera de massa M igual a 0,1 kg e carga elétrica q=1,5 μ C está, em equilíbrio estático, no interior de um campo elétrico uniforme gerado por duas placas paralelas verticais carregadas com cargas elétricas de sinais opostos. A esfera está suspensa por um fio isolante preso a uma das placas conforme o desenho abaixo. A intensidade, a direção e o sentido do campo elétrico são, respectivamente,
Dados: cos θ=0,8 e sen θ=0,6 ← M intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}