Listagem de Questões sobre Geral
Se a dívida pública de um país era de 25% do PIB no ano t e passou a ser 32,0% do PIB no ano (t+5), determine qual foi o crescimento real anual médio dessa dívida, entre esses dois anos, considerando que o PIB teve um aumento real de 2,3% ao ano.
7,5 % ao ano
10,5 % ao ano
15,0 % ao ano
7,3 % ao ano
8,7 % ao ano
Nos últimos anos, tem-se assistido a freqüentes manifestações sobre a necessidade de um novo pacto federativo, que elimine a tensão que volta e meia se manifesta sob a forma de conflito nas relações intergovernamentais. Escolha a opção incorreta relacionada à globalização, regionalismo e federação.
Em um novo pacto federativo, a autonomia deverá estar mais associada à flexibilidade no uso e à estabilidade dos recursos financeiros do que a liberdade para tributar.
A harmonização da política tributária não afeta a autonomia dos entes federados, centrada na repartição das competências impositivas e no mecanismo de repartição de receitas constitucionalmente definidos.
O período 1988-1998 sofreu influência de uma instável conjuntura econômica que afetou fortemente o campo fiscal e acabou por reverter parte significativa dos avanços alcançados no rumo da descentralização.
A manutenção do federalismo requer a existência de instituições independentes em cada um dos níveis de governo.
Quando as desigualdades regionais são grandes, o equilíbrio entre repartição de competências e a autonomia federativa depende de um eficiente sistema de transferências compensatórias.
Com base na Teoria das Finanças Públicas, assinale a única opção falsa.
Um bem público puro é caracterizado por ter seu consumo não rival e não excludente.
Bens privados são aqueles cujo consumo é tanto rival quanto excludente e são providos eficientemente em mercados competitivos.
A exclusão permite que o produtor do bem privado possa ser pago sempre que um consumidor fizer uso do mesmo.
Um exemplo de bem público puro é segurança nacional.
Há rivalidade no consumo de um bem se o consumidor desse bem por parte de uma pessoa aumenta a disponibilidade do mesmo para as outras.
Para atingir os objetivos de política econômica, o governo dispõe de um conjunto de instrumentos. Entre eles estão a política fiscal, monetária e cambial. Assinale a opção incorreta.
A política cambial corresponde a ações do governo que atingem diretamente as transações internacionais do país.
A política fiscal pode ser dividida em política tributária e política de gastos públicos.
Para controlar as condições de crédito, o governo utiliza a política monetária.
Quando o governo aumenta seus gastos, diz-se que a política monetária é expansionista e, caso contrário, é contracionista.
Por meio da política cambial, o governo pode atuar no mercado de divisas de vários países.
A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.
O ativismo governamental.
O redistributivismo a qualquer custo.
A afirmação das conseqüências positivas decorrentes de elevados déficits fiscais.
A tentativa de promover o crescimento econômico, independentemente das condições de contexto.
A ausência da percepção da existência de restrições macroeconômicas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}