Questões de Filosofia da FGV

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Listagem de Questões de Filosofia da FGV

#Questão 922158 - Filosofia, Conceitos Filosóficos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia

“O curso dos acontecimentos deu ao gênio da época uma direção que ameaça afastá-lo mais e mais da arte do Ideal. Esta tem de abandonar a realidade e elevar-se, com decorosa ousadia, para além da privação; pois a arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela necessidade do espírito, não pela privação da matéria. Hoje, porém, a privação impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade decaída. A utilidade é o grande ídolo do tempo; quer ser servida por todas as forças e cultuada por todos os talentos.”
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo: Iluminuras, 1989.
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que o autor

#Questão 922159 - Filosofia, Conceitos Filosóficos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia

“Apesar do etnocentrismo não servir como critério para o abandono das contribuições filosóficas de Kant, Hegel, Voltaire e de outros tantos filósofos, não é adequado desconsiderar o racismo epistêmico como um viés decisivo para entender esses trabalhos e seus desdobramentos. A suposta razão universal do Iluminismo é uma ‘razão metonímica’ (que toma a parte pelo todo), porque é, na verdade, branca e masculina. Trata-se, em vez disso, de defender o conceito de pluriversal, que não se opõe ao de universal; distante da lógica dicotômica — ‘ou isso ou aquilo’ —, a pluriversalidade nos convida a pensar usando a tática da inclusão — ‘isso e aquilo’.”
 Adaptado de NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014.
De acordo com o trecho citado, é correto afirmar que 

#Questão 922160 - Filosofia, Conceitos Filosóficos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia

“Quanto ao 2º argumento, deve-se afirmar que talvez aquele que ouve o nome de Deus não entenda que ele designa algo que não se possa cogitar maior; pois alguns acreditaram que Deus é um corpo. Mas admitido que todos deem ao nome de Deus a significação que se pretende: maior que Ele não se pode cogitar, não se segue daí que cada um entenda que aquilo que é significado pelo nome exista na realidade, mas apenas na apreensão do intelecto. Nem se pode deduzir que exista na realidade, a não ser que se pressuponha que na realidade exista algo que não se possa cogitar maior, o que recusam os que negam a existência de Deus.”
 AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
O trecho citado mostra a refutação, por Tomás de Aquino, do argumento celebrizado por Anselmo de Cantuária. Assinale a opção que descreve corretamente este argumento. 

#Questão 922161 - Filosofia, Conceitos Filosóficos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia

Leia os trechos a seguir. 
“Ora, é pelo sucesso desses combates que cada um pode conhecer a força ou a fraqueza de sua alma, pois aqueles em quem naturalmente a vontade pode vencer com mais facilidade as paixões e interromper os movimentos do corpo que as acompanham têm provavelmente as almas mais fortes”.
DESCARTES. As paixões da alma. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
“Quanto mais um corpo é capaz, em comparação com outros, de agir simultaneamente sobre um número maior de coisas, ou de padecer simultaneamente de um número maior de coisas, tanto mais sua mente é capaz, em comparação com outras, de perceber, simultaneamente, um número maior de coisas. É por esses critérios que podemos reconhecer a superioridade de uma mente sobre as outras”.
ESPINOSA, Bento de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Com base nos trechos dos autores acima, é correto afirmar que

#Questão 922162 - Filosofia, Conceitos Filosóficos, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Filosofia

“Devido ao peso é que os átomos, num momento inicial, são imaginados por Epicuro como ‘caindo’; mas, situados dentro do vazio, teriam que desenvolver, nessa ‘queda’, trajetórias necessariamente paralelas. Isso significa que os átomos jamais se chocariam – dando origem aos engates e aos torvelinhos indispensáveis à constituição das coisas e dos mundos.”
Adaptado de EPICURO, col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
Assinale a opção que descreve a solução conceitual de Lucrécio para o problema da teoria atomista apresentado acima. 

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