Questões sobre Geral

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Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 475505 - Filosofia, Geral, UFGO, 2009, SEE/GO, Professor de Filosofia

Para Immanuel Kant, o indivíduo moral não visa à felicidade em suas ações, mas ao cumprimento do dever que o torna digno dela. Não obstante, na obra Fundamentação da metafísica dos costumes, ele sustenta que a busca por assegurar a própria felicidade seria um dever indireto, porque

#Questão 475499 - Filosofia, Geral, UFGO, 2009, SEE/GO, Professor de Filosofia

No livro VI da obra A república (488a ss.), Platão compara a democracia a um navio no qual todos os marinheiros desejam pilotar sem, no entanto, possuir conhecimento algum da arte de navegar. Entrementes, o verdadeiro piloto – “que precisa se preocupar com o ano, as estações, o céu, os astros, os ventos e tudo o que diz respeito à sua arte, se quer de fato ser comandante do navio, a fim de o governar, quer alguns o queiram quer não” – é compreendido como um inútil. Para Platão, essa metáfora refere-se

#Questão 475507 - Filosofia, Geral, UFGO, 2009, SEE/GO, Professor de Filosofia

No início da obra Dialética do esclarecimento, T. W. Adorno e M. Horkheimer afirmam que nessa obra se propõem a compreender “por que a humanidade, em vez de ingressar em um estado verdadeiramente humano, atingiu um novo gênero de barbárie”. Com essa indicação, os autores se referem

#Questão 475509 - Filosofia, Geral, UFGO, 2009, SEE/GO, Professor de Filosofia

Jürgen Habermas, na obra Direito e democracia (Faktizität und Geltung), menciona dois modelos de democracia os quais ele pretende superar, conciliando-os: o primeiro é o sugerido por I. Kant, mais próximo do liberalismo, centrado na autonomia do indivíduo; o segundo é o de J-J. Rousseau, mais próximo do republicanismo, centrado na comunidade ética. O terceiro modelo, proposto por Habermas, consiste

#Questão 475511 - Filosofia, Geral, UFGO, 2009, SEE/GO, Professor de Filosofia

Michel Foucault, na obra História da sexualidade I – a vontade de saber –, afirma haver uma radical distinção entre a política tal qual a concebia Aristóteles e a política moderna, porque

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