Questões sobre Filosofia e a Grécia Antiga

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Filosofia e a Grécia Antiga

Em A República, Platão constrói a sua visão sobre a justiça após assumir os desafios levantados por Trasímaco, no Livro I, e depois por Gláucon e Adimanto, no Livro II.
Em relação à discussão sobre a justiça que Platão desenvolve nessa obra, é correto afirmar que: 

#Questão 1132302 - Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, AGIRH, 2025, Prefeitura de Lavrinhas - SP, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 24h

A filosofia ocidental costuma estar dividida e organizada em quatro grandes épocas. Sócrates, Platão e Aristóteles são representantes de qual filosofia antiga?

Não é fácil traçar a fronteira temporal do momento em que surge o pensamento racional. Passaria, provavelmente, pela epopeia homérica. No entanto, nela é tão estreita a interpenetração do elemento racional e do “pensamento mítico”, que mal se pode separá-los. Uma análise da epopeia, a partir desse ponto de vista, nos mostraria quão cedo o pensamento racional se infiltra no mito e começa a influenciá-lo.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Sobre a relação entre racionalidade e mito tal como expressa no trecho acima, é correto afirmar que

Em todo caso, é necessário decidir primeiro a qual dos gêneros a alma pertence e o que é — quero dizer, se ela é algo determinado e substância, ou se é uma qualidade, uma quantidade ou mesmo alguma outra das categorias já distinguidas —, e, ainda se está entre os seres em potência ou, antes, se é uma certa atualidade.
ARISTÓTELES. De Anima. São Paulo: Editora 34, 2012.

O trecho acima pertence ao início das investigações de Aristóteles acerca da alma. O filósofo concluirá que a alma é

#Questão 1134205 - Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Filosofia

O estabelecimento de uma conexão causal entre determinados fenômenos naturais constitui a forma básica da explicação científica, e é, em grande parte, por esse motivo que consideramos as primeiras tentativas de elaboração de teorias sobre o real dos filósofos jônicos como o início do pensamento científico. Explicar é relacionar um efeito a uma causa que o antecede e o determina.

(Marcondes, 2010)

Segundo Danilo Marcondes, no entanto, um problema epistemológico inerente à explicação causal é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis