Questões sobre Filosofia e a Grécia Antiga

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Filosofia e a Grécia Antiga

A corrente filosófica criada em meados do século IV a.C., que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados, é conhecida como: 

O filósofo grego, discípulo de Sócrates, que concebia a filosofia em três níveis ou três disciplinas filosóficas, ou seja, a dialética (filosofia do conhecimento e metafísica), a física (ciências naturais e psicológicas) e a ética (comportamento humano), ficou conhecido como:

Analise o texto abaixo:
A invenção da escrita alfabética que, como a do calendário e da moeda, revela o crescimento da capacidade humana de __________________________________ e generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferente de outras escritas como os hieróglifos, supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas que se ofereça um sinal ou signo abstrato dela, uma palavra.
Entre outras condições históricas favoráveis para o surgimento da Filosofia na Grécia podemos mencionar ____________________e o surgimento da vida urbana.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A respeito da visão dos pensadores pré-socráticos sobre o ser humano e natureza, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Para pensadores pré-socráticos, o homem e natureza não podem se integrar, uma vez que o homem, por sua capacidade racional, tem o controle dos recursos naturais. ( ) Para pensadores pré-socráticos, o desejo social sobrepõe-se à natureza, uma vez que esta é provedora dos recursos que suprem as necessidades humanas. ( ) Para pensadores pré-socráticos, tudo estava integrado à natureza, ou seja, o ser humano, a sociedade, o mundo exterior e até os deuses.

As afirmativas são, respectivamente,

O mito conta uma história sagrada; quer dizer, um acontecimento primordial que teve lugar no começo do tempo, ab initio (desde o início). Mas contar uma história sagrada equivale a revelar um mistério, porque as personagens do mito não são seres humanos: são deuses ou heróis civilizadores; e, por esta razão, a sua gesta (ação memorável) constitui mistérios: o homem não poderia conhecê-los se lhos não revelassem. O mito é, pois, a história do que se passou in illo tempore (naquele tempo), a narração daquilo que os deuses ou os seres divinos fizeram no começo do tempo. “Dizer” um mito é proclamar o que se passou ab origine (desde a origem). Uma vez “dito”, quer dizer, revelado, o mito torna-se verdade apodítica: funda a verdade absoluta. “É assim, porque foi dito que é assim”, declaram os Eskimonetsilik (tribo de esquimós), a fim de justificarem a validade da sua história sagrada e de suas tradições religiosas. (ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Lisboa: Livros do Brasil, s.d. p. 107-8.)

Durante um longo período da história grega, a mitologia constituiu a fonte exclusiva das explicações para a existência do homem e para a organização do mundo. A transição gradativa do domínio do “mito” pelo “logos” foi crucial no desenvolvimento do pensamento, especificamente para o surgimento da filosofia. Considerando “mito” e “logos”, na Grécia antiga, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis