Questões sobre Filosofia da Cultura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Filosofia da Cultura

#Questão 1127614 - Filosofia, Filosofia da Cultura, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

Para explicar a arte e a vida na Grécia Antiga, o filósofo Friedrich Nietzsche, na obra o Nascimento da Tragédia, partiu da oposição entre o espírito apolíneo e o espírito dionisíaco.
Marque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas sentenças que tratam sobre os aspectos apolíneos e dionisíacos segundo a filosofia nietzschiana:

( ) O espírito apolíneo domina as artes plásticas (figurativas) e o espírito dionisíaco domina a música (artes não-figurativas).
( ) O espírito apolíneo prima pela ebriedade e pela exaltação entusiástica.
( ) Graças ao espírito dionisíaco, os gregos antigos conseguiram suportar a existência, tornando o horror da vida em algo aceitável.
( ) A filosofia socrático-platônica, ao pretender dominar racionalmente a vida, eliminou o espírito dionisíaco da Grécia Antiga.
( ) A valorização da racionalidade e a repressão da dimensão dionisíaca foram responsáveis pela produção de um gênero humano forte, feliz e criativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1127624 - Filosofia, Filosofia da Cultura, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

O conceito situação-limite, originalmente elaborado pelo filósofo existencialista Karl Jaspers, foi retomado por Paulo Freire em sua obra Pedagogia do Oprimido.
Sobre a compreensão freiriana das situações-limite, é INCORRETO afirmar que elas

#Questão 1127628 - Filosofia, Filosofia da Cultura, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 01: Filosofia

O conceito de Capital Humano, pensado pelo grupo de estudos de Theodoro Shultz, deu origem à teoria do capital humano, que teve diversos desdobramentos na esfera educativa.
A compreensão da educação como capital humano denota uma 

#Questão 1132303 - Filosofia, Filosofia da Cultura, AGIRH, 2025, Prefeitura de Lavrinhas - SP, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 24h

Na passagem do século XIX para o século XX, o médico neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) criou a psicanálise. Julgue as seguintes afirmativas sobre a psicanálise:



I. A psicanálise é uma disciplina que consiste, basicamente, de uma teoria da mente e da conduta humana vinculada a uma técnica terapêutica para ajudar as pessoas que apresentam problemas psicológicos ou psiquiátricos.


II. A psicanálise caracteriza-se pela interpretação, por um terapeuta (psicanalista), dos conteúdos inconscientes encontrados em palavras, sonhos e fantasias do paciente.


III. A psicanálise utiliza o método de associação livre, em que o paciente expressa o que lhe vier à mente, falando e associando as palavras e ideias livremente, sem crítica ou preocupação de ser coerente.



São corretas as seguintes afirmativas:

Vivendo em um período em que as teorias do ensino de Filosofia possuíam uma tendência pragmática, esse filósofo desenvolveu sua atenção para o ensino de Filosofia, esboçando três textos sobre o assunto: o primeiro é um parecer manifestando o significado da Filosofia para os jovens do ginásio. O segundo é uma breve carta dirigida ao conselheiro Niethammer, com poucas linhas, mas em tom bastante marcante, posicionando com respeito o conflito entre forma e conteúdo. Por fim, o terceiro é uma carta dirigida ao real conselheiro do governo prussiano e ao professor Friedrich V. Raumer, explorando o ensino da Filosofia nas universidades. Segundo o filósofo, a universidade é o local mais adequado para o ensino da Filosofia, porque nesse lugar se pode esperar e exigir dos alunos determinadas posturas que somente a maturidade proporciona. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis