Questões de Farmácia da IPAD

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da IPAD

Assinale a alternativa que não corresponde a uma área básica fundamental da Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF

Em relação à composição da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), conforme descreve a Organização Pan- Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), analise as seguintes afirmativas:

1. A CFT deve ser composta por uma equipe multidisciplinar, contando com médicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

 2. Com o propósito de tornar o trabalho mais funcional, recomenda-se que o número de membros da CFT não ultrapasse a oito.

3. Sempre que necessário, eventualmente podem ser convidados para compor a CFT profissionais para contribuir em casos específicos que demandam conhecimentos especializados.

 4. Recomenda-se que as escolhas dos membros para compor a CFT se baseiem em critérios técnicos, considerando seus conhecimentos farmacológicos e terapêuticos, assim como sua experiência em estudos de utilização de medicamentos.

 São verdadeiras as afirmativas:

A existência de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) em uma instituição é interpretada como uma sinalização de que esta instituição tem a intenção de implementar uma política de uso racional de medicamentos. Neste contexto, assinale a alternativa que não corresponde a uma função da CFT:

Quanto ao controle da infecção hospitalar, assinale a resposta incorreta no que concerne à inspeção em uma Unidade Hospitalar (UH).

Em relação às normas gerais de produção e controle de qualidade de hemoderivados, analise as seguintes afirmativas:

1. A matéria prima para a obtenção de hemoderivados de origem plasmática pode ser plasma fresco, plasma fresco congelado, plasma congelado, plasma recuperado, plasma remanescente ou crioprecipitado devendo cada unidade ser identificada de maneira a permitir relacioná-la corretamente ao doador e a respectiva doação.

 2. A matéria-prima para a obtenção de hemoderivados deve ser obtida e fornecida por instituição hemoterápica devidamente autorizada pela Autoridade Sanitária competente.

 3. As unidades de plasma utilizadas para produção de hemoderivados devem ser provenientes de unidades de sangue total e/ou de plasmaférese obtidas de doadores sãos que tenham sido submetidos a rigorosos exames médicos e cuja história clínica tenha sido estudada minuciosamente.

4. Cada unidade de plasma utilizada para produção de hemoderivados deve ser submetida individualmente pelo menos aos controles sorológicos obrigatórios estabelecidos na Monografia de "Plasma Humano para Fracionamento" segundo metodologia descrita na Farmacopéia Brasileira, última edição.

5. A planta produtora de hemoderivados, deve efetuar o controle sorológico de cada unidade de plasma, de plamaférese e de crioprecipitado a ser utilizada na produção de hemoderivados, ou certificar os procedimentos operacionais da(s) instituição(ões) hemoterápica(s) fornecedora(s) da matéria-prima.

 São verdadeiras as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis