Questões de Farmácia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia da CPCON

Para formas farmacêuticas administradas oralmente, a ação prolongada do fármaco é alcançada ao afetar a velocidade na qual ele é liberado a partir da forma farmacêutica e/ou tornar mais lento o trânsito da mesma ao longo do trato gastrintestinal. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 9 – Formas farmacêuticas sólidas orais de liberação modificada, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Associe a coluna da esquerda com a da direita, tendo como parâmetro a tecnologia de liberação prolongada para formas farmacêuticas orais.
TECNOLOGIA DE LIBERAÇÃO PROLONGADA
1. Micropartículas. 2. Sistemas de múltiplos comprimidos. 3. Sistemas matriciais hidrofílicos. 4. Formação de complexos. 5. Bomba osmótica.
CONCEITO
( ) Sistema OROS desenvolvido pela Alza®, em que é composto de um núcleo circundado por uma membrana semipermeável contendo um orifício de 0,4 mm de diâmetro, produzido por laser. O núcleo possui duas camadas, uma contendo o fármaco e outra um agente polimérico (camada propulsora). ( ) A substância ativa é combinada com excipientes em grânulos que lentamente sofrem erosão nos fluidos corporais, liberando de forma progressiva o fármaco para absorção. ( ) Sistema em que o fármaco é incorporado ou revestido por polímeros, formando microesferas ou microcápsulas. ( ) Algumas substâncias ativas, quando quimicamente combinadas com determinados compostos químicos, formam produtos que podem ser pouco solúveis nos fluidos do corpo, dependendo do pH do meio. A velocidade de liberação lenta proporciona a liberação prolongada do fármaco. ( ) Pequenos comprimidos esféricos apresentando de 3 a 4 mm de diâmetro podem ser preparados para apresentarem características diferentes de liberação do fármaco. Eles podem ser colocados em invólucros de gelatina para proporcionar o perfil de liberação desejado.
Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA da associação.

Os comprimidos com revestimento entérico têm características de liberação _____________. Eles são desenvolvidos para passarem intactos pelo estômago e alcançarem o intestino, onde se desintegram para permitir a dissolução e absorção e/ou efeito terapêutico do fármaco. Os revestimentos entéricos são empregados quando a substância ativa é destruída_____________, é particularmente irritante à mucosa gástrica ou, ainda, quando a passagem da forma farmacêutica intacta pelo _____________ aumenta substancialmente a absorção intestinal do fármaco. Fonte: Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 8 – Comprimidos, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2013.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou mucosas. Sobre as bases que compõem essas formas farmacêuticas, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A vaselina é uma base hidrofóbica composta por uma mistura purificada de hidrocarbonetos semissólidos derivados do petróleo. ( ) A lanolina é uma base hidrofílica obtida da lã de ovelha, que para ser utilizada como insumo farmacêutico precisa ser purificada, ou seja, limpa, desodorizada e descolorida. ( ) Bases removíveis pela água são emulsões do tipo A/O semelhantes a cremes, que, devido à sua fase externa aquosa, são facilmente retiradas da pele com água.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

O método de Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) oferece um método sistemático para selecionar misturas de agentes emulsificantes (tensoativos), a fim de produzir emulsões fisicamente estáveis. Fonte: Aulton, M. E. e Taylor, L. M. G. Aulton - Delineamento de formas farmacêuticas. 4 ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 27 – Emulsões e cremes. 2016.
Analise a tabela de tensoativos e valores de EHL
Tensoativo Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL) Span ® 85 1,8
Span ® 20 8,6 Brij® 98 12,0 Tween ® 80 15,0 Tween ® 20 16,7
Assinale a alternativa CORRETA:

Os diuréticos são fármacos que aumentam a taxa de fluxo de urina. Os usados na clínica também aumentam a taxa de excreção de Na+ - (natriurese) e de um ânion que o acompanha, em geral Cl. A maioria das aplicações clínicas dos diuréticos é direcionada para reduzir o volume de fluido extracelular ao reduzir o teor total de NaCl no corpo. Fonte: Adaptato de Hilal-Dandan R, Brunton LL. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. Capítulo 25 Regulação da função renal e do volume vascular – 2.ed. – Porto Alegre: AMGH, 2015.
Associe a imagem do néfron com o correto local de ação dos fármacos diuréticos

( ) Furosemida. ( ) Hidroclorotiazida. ( ) Acetazolamida. ( ) Espironolactona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis