Questões sobre Toxicologia Básica e Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Toxicologia Básica e Clínica

#Questão 918441 - Farmácia, Toxicologia Básica e Clínica, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Farmácia

Os medicamentos são utilizados para as mais variadas finalidades terapêuticas. Entretanto, eles também podem ser a causa de muitos episódios de intoxicações propositais ou não, sendo, em muitos desses casos, necessárias medidas de emergência de controle.
Assinale a alternativa em que se indica CORRETAMENTE uma importante medida emergencial em caso de intoxicações.

Julgue o item subsequente.


As reações tóxicas graves aos diuréticos osmóticos são raras, entretanto, esses inibidores são derivados da sulfonamida e, como outras sulfonamidas, podem provocar depressão da medula óssea, toxicidade cutânea, lesões renais semelhantes às da sulfonamida e reações alérgicas em pacientes hipersensíveis a sulfonamidas. 

Julgue o item subsequente.


Alguns fármacos estimulam as respostas em doses baixas e inibem as respostas em doses altas. Essas relações em forma de “U” para alguns sistemas receptores são conhecidas como hormese. Vários sistemas de fármacos e seus receptores podem demonstrar essa propriedade (p. ex., prostaglandinas, endotelina e agonistas purinérgicos e serotonérgicos, entre outros), que provavelmente é a causa fundamental de alguns efeitos tóxicos dos fármacos. 

Julgue o item subsequente.


A interação de fármacos é denominada de aditiva quando ocorre a criação de um efeito tóxico de um dos fármacos pela presença de outro. O efeito sinérgico é aquele em que o efeito dos fármacos combinados é igual à soma dos efeitos de cada um administrado isoladamente. Potencialização descreve o efeito combinado dos dois fármacos, sendo maior do que a soma dos efeitos de cada um administrado isoladamente. 

Julgue o item subsequente.


O antagonismo não competitivo pode ser produzido por outro tipo de fármaco conhecido como antagonista alostérico. Esse tipo de fármaco produz seu efeito ligando-se ao mesmo sítio receptor do que é usado pelo agonista primário e, desse modo, altera a afinidade do receptor por seu agonista. No caso de um antagonista alostérico, a afinidade do receptor por seu agonista é aumentada pelo antagonista.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis