Questões sobre Farmacovigilância

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacovigilância

O serviço de farmacovigilância levantou casos de pacientes na tentativa de detecção de eventos adversos a medicamentos. Assinale a alternativa CORRETA que contenha efeitos adversos seguidos dos seus respectivos medicamentos ou grupo farmacológico conforme as afirmativas a seguir:
I – Paciente necessitou de reposição de potássio devido a hipocalemia provocada pelo diurético espiranolactona. II - Paciente usou indutor de sono provocada pelo uso de clonidina, um bloqueador dos receptores beta; esses fármacos podem inibir a liberação da enzima serotonina-N-acetiltransferase, que é necessária para a síntese da melatonina, resultando em distúrbios do sono. III - Os pacientes de um hospital psiquiátrico que usam cronicamente os neurolépticos (ex. pimozida) e alguns antidepressivos (ex. amitriptilina) causam resistência à insulina ou síndrome metabólica, com resultados em balanço de açúcar no sangue, exigindo atenção ao seu controle glicêmico.

Raloxifeno é um modulador seletivo do receptor de estrógeno de segunda geração com ação agonista nos ossos e sistema cardiovascular e ação antagonista nas mamas e útero. Esse medicamento é indicado para prevenção e tratamento da osteoporose em mulheres após a menopausa e também para a redução do risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa com osteoporose. Sobre o raloxifeno, considere as asserções a seguir e assinale a alternativa correta:
O uso de raloxifeno é contraindicado em pacientes com história ativa ou pregressa de eventos tromboembólicos venosos, incluindo trombose venosa profunda, embolia pulmonar e trombose venosa retiniana.
PORQUE
O raloxifeno pode aumentar o risco da formação de coágulos nos membros inferiores, pulmões ou olhos.

É correto o que se afirma em:

A classificação das reações adversas aos medicamentos, proposta por Rawlins e Thompson (1998), considera o mecanismo, a gravidade e a expectativa de sua ocorrência no indivíduo em uso de medicamento. Segundo essa classificação, as reações adversas dividem-se em: Tipo A, Tipo B, Tipo C, Tipo D e Tipo E. Observe o quadro a seguir, representativo das principais características das reações adversas.
6.png (783×228)

  Fonte: ALVARENGA, F. Q. Farmacovigilância. Adaptado de OMS (2002); ANVISA (2013).
Considere as seguintes situações em que foram relatadas reações adversas em usuários de medicamentos:
I – Gastrite induzida pelo uso de anti-inflamatórios não esteroidais. II – Anafilaxia provocada pelo uso do antibiótico benzilpenicilina. III – Síndrome de Cushing induzida pelo uso prolongado de corticoides.
As reações adversas apresentadas em I, II e III podem ser classificadas, nessa ordem, em:

A Farmacovigilância pode ser definida como uma ciência e atividade relacionada ao acompanhamento dos medicamentos que já estão disponíveis no mercado. É uma área de estudo importante para a detecção, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado ao uso de medicamentos.
 Fonte: ALVARENGA, F. Q. Farmacovigilância. Adaptado de OMS (2002); ANVISA (2013).
Considerando a importância do serviço de Farmacovigilância, pode-se afirmar que seus avanços legais se traduzem em normatizações que visam ao/à
I - redução das reações adversas a medicamentos e ao monitoramento da segurança de medicamentos. II - gerenciamento das tecnologias em saúde e à redução de queixas técnicas. III - regulação dos serviços de vacinas e à diminuição de erros de medicação.
Estão CORRETAS as afirmativas

Sobre a farmacovigilância, analise os itens a seguir e, após, assinale a afirmativa correta.
I – A farmacovigilância pode ser definida como o conjunto de atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. II – A farmacovigilância tem como objetivo exclusivo à coleta de informações. As práticas de disseminação de informações para uso seguro dos medicamentos não ficam a cargo do seu exercício. III – São questões relevantes para a farmacovigilância: reações adversas a medicamentos, eventos causados por desvios de qualidade dos medicamentos, inefetividade terapêutica, erros de medicação, uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis