Questões sobre Administração e Economia Farmacêutica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Administração e Economia Farmacêutica

Para que uma empresa farmacêutica possa se manter em um ambiente altamente competitivo e prosperar no mercado é preciso planejar, permitindo

A empresa farmacêutica BRASILTOTAL vem enfrentando nos últimos meses problemas de competitividade. Como alternativa para diminuir seus custos, optou por trocar seus fornecedores, adquirindo insumos farmacêuticos a menor custo. Os custos de produção diminuíram, porém as reclamações referentes à queda de qualidade dos produtos aumentaram, ficando ainda mais comprometida a posição da empresa no mercado. Foi proposto pela área de recursos humanos um programa interno de treinamento, para solucionar o problema de qualidade dos produtos. A decisão tomada foi

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

A farmacoeconomia, por meio do uso de técnicas derivadas da economia como, por exemplo, avaliação custo-benefício, custo-efetividade, custo-utilidade e minimização de custos aplicadas ao uso de medicamentos, envolve tanto os aspectos macro, aplicando técnicas de epidemiologia e estudos de grupo de especialistas, em que são tomadas decisões após avaliação de risco/benefício/custo de equivalentes terapêuticos, bem como aspectos na área micro, onde a atenção concentra-se em poucos medicamentos, focalizando uma doença (sintoma).

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

As análises de custo-efetividade têm por objetivo identificar a opção terapêutica que consegue obter o melhor resultado clínico por unidade monetária aplicada. Uma melhor compreensão de seus objetivos pode ser alcançada quando se define rendimento de um processo, que corresponde à razão entre a quantidade de matéria-prima utilizada e a quantidade de produto final obtido.

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

Contrariamente às decisões realizadas no âmbito dos mercados privados, a análise de custo-benefício social aplica-se quando os mercados privados não são capazes de apreçar a totalidade dos benefícios e custos associados a determinados programas públicos, incluindo-se aí, os tratamentos médicos realizados no sistema de saúde pública.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis