Questões de Farmácia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2023

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), de acordo com a Resolução nº 338 de 06 de maio de 2004, deve englobar eixos estratégicos. Analise as afirmativas abaixo sobre estes eixos. 1. É um eixo estratégico a descentralização das ações, com definição das responsabilidades das diferentes instâncias gestoras, de forma pactuada e visando a superação da fragmentação em programas desarticulados. 2. Não são eixos estratégicos o desenvolvimento, a valorização, a formação, a fixação e a capacitação de recursos humanos. 3. É um eixo estratégico a utilização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), atualizada periodicamente, como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica. 4. É um eixo estratégico a definição e pactuação de ações intersetoriais que visem à utilização das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos no processo de atenção à saúde, com respeito aos conhecimentos tradicionais, com adoção de políticas de geração de emprego e renda, com qualificação e fixação de produtores. 5. É um eixo estratégico a construção de uma Política de Vigilância Sanitária que garanta o acesso da população a serviços e produtos seguros, eficazes e com qualidade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A Portaria da SCTIE/MS nº 54, de 11 de novembro de 2020, e a Portaria Conjunta nº 17, de 12 de novembro de 2019, aprovam o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o Diabete Melito Tipo 2 (DM 2) e Tipo 1 (DM 1), respectivamente. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) São opções terapêuticas incluídas para o tratamento do DM 2: metformina; glibenclamida; glicazida; insulina NPH; insulina regular e dapagliflozina. ( ) São opções terapêuticas incluídas para o tratamento do DM 1: Insulina NPH; Insulina regular; Insulina Análoga de ação rápida e Insulina Análoga de ação prolongada. ( ) De acordo com o PCDT do DM1, para a manutenção do tratamento com a insulina análoga de ação rápida e de ação prolongada, o paciente deverá comprovar a manutenção da automonitorização e do acompanhamento regular. ( ) Para o uso de análogo de insulina de ação prolongada, os pacientes com DM 1 deverão ter utilizado a insulina NPH associada à insulina análoga de ação rápida por pelo menos 6 meses. ( ) O uso da dapagliflozina é recomendado para pacientes com DM 2, com idade igual ou superior a 45 anos e doença cardiovascular estabelecida que não conseguiram controle adequado em tratamento otimizado com metformina. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta considerando a Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, a qual aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Analise as afirmativas abaixo considerando as formas farmacêuticas e suas características. 1. Comprimido de liberação prolongada é o comprimido cujos excipientes são destinados especificamente a modificar a liberação do princípio ativo nos fluidos digestivos. 2. Comprimido efervescente contém, em adição aos ingredientes ativos, substâncias ácidas e carbonatos ou bicarbonatos, os quais liberam dióxido de carbono quando o comprimido é disperso em água. É destinado a ser dissolvido ou disperso em água antes da administração. 3. Creme é uma forma farmacêutica semissólida, para aplicação na pele ou em membranas mucosas, que consiste da solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada usualmente não aquosa. 4. Granulado revestido de liberação prolongada é o granulado que possui uma ou mais camadas finas de revestimento, normalmente poliméricas, destinadas a modificar a velocidade ou extensão da liberação dos princípios ativos. 5. Suspensão é a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O diagnóstico das alterações do equilíbrio ácido-básico é realizado por meio da análise dos valores obtidos pela gasometria sanguínea, sendo a mais indicada a gasometria arterial. Como todo exame laboratorial, existem fatores que podem influenciar seus resultados. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. I A heparina é ácida e, ao menos teoricamente, pode influenciar os valores de pH, pCO2 e pO2 em amostras pequenas. II A presença de leucocitose e de grande número de plaquetas aumentará o valor da pO2, dando a falsa impressão de hiperventilação. Esse aumento na pO2 é negligenciável se a amostra for armazenada em gelo e analisada dentro de sessenta minutos; presumivelmente, o metabolismo em andamento dos elementos celulares do sangue pode consumir O2 e aumentar a pO2. III O halotano aumenta falsamente os valores da pO2 porque o eletrodo para a pO2 no aparelho de gasometria também responde ao halotano. IV O resfriamento diminui o pH e a saturação de oxigênio e aumenta a pO2. A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis