Questões de Farmácia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Farmácia do ano 2009

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada por poliartrite periférica, cuja etiologia é desconhecida. O tratamento tem como objetivo prevenir ou controlar as lesões articulares e varia com o estágio e a gravidade da doença. Para controlar a dor e o processo inflamatório articular, são utilizados diversos medicamentos, entre eles os antiinflamatórios não-esteróides (AINES). A respeito dos AINES, julgue os itens subseqüentes.

O ácido acetil salicílico, exemplo de AINES, é absorvido principalmente no duodeno após ser protonado no ambiente ácido do estômago.

Agorafobia é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão e não poder sair do meio dela caso se sinta mal, podendo ser uma sequela de transtorno do pânico. Caracteriza-se pela ansiedade associada ao medo, classificada como antecipatória, e a intensidade da antecipação de mal-estar pode, em seu limite extremo, originar um episódio de pânico. O tratamento dessa desordem mental baseia-se na utilização de fármacos classificados como ansiolíticos. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.

Após a sua descoberta e sua síntese, as anfetaminas têm sido amplamente utilizadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas foram usadas por soldados e trabalhadores da indústria bélica para aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho, e, atualmente, vários trabalhos descrevem sua utilização pelos motoristas profissionais, com o objetivo de suportar longos períodos de alerta enquanto estão dirigindo. Acerca das anfetaminas, julgue os itens abaixo.

I As anfetaminas inicialmente promovem um aumento na atividade mental e física do usuário como euforia, excitação e estimulação locomotora.

II As anfetaminas apresentam ações parassimpatomiméticas periféricas como elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal.

III Os efeitos das anfetaminas observados são decorrentes da liberação de acetilcolina no cérebro.

IV As anfetaminas, após uso prolongado, causam degeneração das terminações nervosas que contêm aminas.

V Fármacos com mecanismos de ação semelhantes ao das anfetaminas causam acentuada anorexia após uso crônico e prolongado.

A quantidade de itens certos é igual a

As tensões do dia-a-dia ou outras causas mais sérias podem determinar que algumas áreas do cérebro funcionem de forma exagerada, levando o indivíduo a apresentar um quadro de ansiedade. Os benzodiazepínicos são drogas ansiolíticas bastante utilizadas na prática clínica, podendo ser utilizadas em até 20% da população, dependendo da faixa etária. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.

Acerca da produção de antissépticos e desinfetantes, julgue os próximos itens.

O uso de água potável como matéria-prima na produção de antissépticos, mesmo sem passar por processo de purificação, não compromete a qualidade desses produtos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis