Questões de Ética na Administração Pública da UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ética na Administração Pública da UFSC

De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e suas alterações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. É vedado ao servidor público ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética do Decreto nº 1.171 ou ao Código de Ética de sua profissão.
II. É dever fundamental do servidor público respeitar a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.
III. Os atos verificados na conduta da vida privada do servidor público poderão diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado. 

#Questão 463486 - Ética na Administração Pública, Geral, UFSC, 2012, SES/SC, Técnico em Atividades Administrativas

O código de ética funcional da Administração Pública proíbe ao servidor certas condutas, a fim de garantir uma conduta ética. Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, as quais tratam de proibições à conduta do servidor público.

( ) É facultado ao servidor público o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

( ) É possível ao servidor público, em casos específicos, usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

( ) É proibido ao servidor público pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua atribuição ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

( ) Em certos casos, cabe ao servidor público desviar outro servidor público para atendimento a interesse particular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Sobre ética no trabalho, é CORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis