Questões sobre Ética na Administração Pública

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Listagem de Questões sobre Ética na Administração Pública

#Questão 569276 - Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental EPPGG

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal enfatiza os seguintes valores:

I. honestidade, que pode também ser entendida como não falsear a verdade nem omiti-la, ainda que contrária aos interesses da Administração.

II. justiça, cuja aplicabilidade pode resultar em deixar de aplicar a lei que o servidor, a seu juízo, entender que é injusta.

III. moralidade, representada pelo equilíbrio entre a legalidade e a finalidade do ato.

IV. decoro, que deve ser mantido pelo servidor não apenas no local de trabalho, mas, também, fora dele.

V. cortesia, boa vontade e respeito pelo cidadão que paga os seus tributos.

Estão corretas:

Sávio, servidor público há 10 anos, é gerente intermediário de um órgão do ramo de desenvolvimento tecnológico. Ele tem competência técnica e interpessoal e está sempre se atualizando acerca das inovações na sua área de atuação. Além disso, sabe reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores, cujas opiniões acata. Marta, chefe de Sávio, é uma profissional de grande competência técnica. Ela enfatiza os aspectos práticos do trabalho, mas deixa a desejar em relação à competência interpessoal. Sávio sempre relevou essa dificuldade de Marta, justificando, às vezes, como originário de sua sobrecarga de trabalho o comportamento de autoritarismo, descortesia e desrespeito que ela dirige aos empregados hierarquicamente inferiores. Porém, em certa ocasião, Marta apresentou a seus superiores uma idéia de inovação no trabalho, de autoria de Sávio, como se fosse sua. Isso fez que Sávio se sentisse injustiçado e decidisse tomar providências. Assim, ele comunicou aos superiores os fatos relativos ao comportamento inadequado de Marta com relação a esse episódio e aos maus tratos dispensados aos empregados.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos a ética, postura profissional, liderança e relacionamento interpessoal.

A liderança exercida por Sávio segue o modelo de gerência participativa.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tadeu, funcionário de um órgão de atendimento ao público, exerce suas atribuições com agilidade e correção e procura prioritariamente atender aqueles usuários mais necessitados, conforme sua avaliação. Nessa situação, Tadeu apresenta comportamento antiético, pois privilegia o atendimento de uns em detrimento de outros.

O Fiscal que, durante a fiscalização de um determinado contribuinte, solicita-lhe uma contribuição em dinheiro para uma instituição beneficente que ele preside:

A Administração Pública reúne um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, ao transparecer a plenitude da função pública revestida de valores éticos universais, em seu sentido mais relevante. Julgue os itens a seguir acerca dos princípios éticos que devem nortear a Administração Pública.

I - Um servidor público, ao observar fielmente a legislação vigente para decidir sobre a aquisição de um bem patrimonial, exerceu o Princípio da Justiça e da Imparcialidade.

II - Um servidor público, ao não admitir prática de suborno ou envolvimento em atos fraudulentos, exerceu o Princípio da Lealdade.

III - Um servidor público, ao participar de atividades de qualificação profissional ofertados pela Administração Pública, visando melhorar sua valorização profissional, exerceu o Princípio da Competência e da Responsabilidade.

IV - Um servidor público, ao prestar esclarecimentos precisos e claros ao cidadão, durante o atendimento diário do seu setor de trabalho, exerceu o Princípio da Informação e da Qualidade.

A quantidade de itens certos é igual a

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