Questões de Ética na Administração Pública do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ética na Administração Pública do ano 2010

De Houaiss, temos que ética é: “parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.”

Considerando que a finalidade da gestão pública deve ser a sociedade como um todo, mas que se constrói, cotidianamente, a partir do atendimento ao cidadão pela busca da excelência no seu atendimento, há de se balancear o atendimento aos interesses coletivos e aos privados, prevalecendo sempre, em caso de conflito entre ambos, o atendimento aos primeiros, em função do princípio da supremacia do interesse público.

Nesse contexto, assinale a alternativa que contém a assertiva INCORRETA.

O Tema Transversal citado acima é :

Julgue os itens que se seguem, relacionados aos valores, aos princípios e à ética profissional no serviço social.

Os elementos éticos de um projeto profissional restringem-se a normatizações morais e à prescrição de direitos e deveres.

Julgue os itens que se seguem, relacionados aos valores, aos princípios e à ética profissional no serviço social.

O termo de consentimento livre e esclarecido, apoiado na resolução que trata da pesquisa com seres humanos e que criou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, tem sua fundamentação filosófica orientada pela concepção teórica principialista, à qual se alinha a orientação do atual Código de Ética dos Assistentes Sociais.

#Questão 633473 - Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, FCC, 2010, Assembléia Legislativa - SP, Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos

Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A respeito de ética, considere:

I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público.

II. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

III. A moralidade na Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, não devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.

IV. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

V. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, embora, como cidadão, seja parte integrante da sociedade.

Está correto o que se afirma APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis