Questões de Ética na Administração Pública do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Ética na Administração Pública do ano 2004

Sávio, servidor público há 10 anos, é gerente intermediário de um órgão do ramo de desenvolvimento tecnológico. Ele tem competência técnica e interpessoal e está sempre se atualizando acerca das inovações na sua área de atuação. Além disso, sabe reconhecer o bom trabalho de seus colaboradores, cujas opiniões acata. Marta, chefe de Sávio, é uma profissional de grande competência técnica. Ela enfatiza os aspectos práticos do trabalho, mas deixa a desejar em relação à competência interpessoal. Sávio sempre relevou essa dificuldade de Marta, justificando, às vezes, como originário de sua sobrecarga de trabalho o comportamento de autoritarismo, descortesia e desrespeito que ela dirige aos empregados hierarquicamente inferiores. Porém, em certa ocasião, Marta apresentou a seus superiores uma idéia de inovação no trabalho, de autoria de Sávio, como se fosse sua. Isso fez que Sávio se sentisse injustiçado e decidisse tomar providências. Assim, ele comunicou aos superiores os fatos relativos ao comportamento inadequado de Marta com relação a esse episódio e aos maus tratos dispensados aos empregados.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os itens a seguir, relativos a ética, postura profissional, liderança e relacionamento interpessoal.

A liderança exercida por Sávio segue o modelo de gerência participativa.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tadeu, funcionário de um órgão de atendimento ao público, exerce suas atribuições com agilidade e correção e procura prioritariamente atender aqueles usuários mais necessitados, conforme sua avaliação. Nessa situação, Tadeu apresenta comportamento antiético, pois privilegia o atendimento de uns em detrimento de outros.

Em relação à ética e à legislação profissional, julgue os itens subseqüentes.

É proibido ao fisioterapeuta permitir que seu trabalho seja assinado por outro profissional, bem como assinar trabalho que não executou, ou do qual não tenha participado.

Em relação à ética e à legislação profissional, julgue os itens subseqüentes.

É proibido ao fisioterapeuta, em qualquer área de atuação, prescrever medicamento ou praticar ato cirúrgico.

Em relação à ética e à legislação profissional, julgue os itens subseqüentes.

Quando se tratar de menor ou incapaz, é permitido ao fisioterapeuta recomendar, prescrever e executar tratamento ou nele colaborar, sem o consentimento do cliente ou de seu representante legal ou responsável.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis