Questões de Engenharia Sanitária da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Sanitária da IBFC

A evolução dos processos de trabalho e dos meios de produção modificou, gradativamente, a forma de adoecer dos trabalhadores. Muitas doenças “clássicas” inerentes ao ambiente de trabalho foram e estão sendo controladas, porém, outras de um mundo mais moderno ainda acometem muitas pessoas. Com base no texto assinale a alternativa que NÃO condiz com “Doenças Clássicas”.

Sobre os tratamentos de águas residuárias de nível secundário, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O sistema de lodo ativado é um processo em que a remoção dos poluentes se faz pela formação de flocos através de processos físico-químicos.

II. No sistema de lodo ativado os microrganismos presentes no tanque de aeração convertem o material orgânico presente nas águas residuárias em biomassa microbiana e CO2.

III. O processo de tratamento por filtro biológico é um processo de tratamento biológico aeróbio em que as bactérias facultativas são os microrganismos predominantes nos filtros aeróbios, sendo as principais consumidoras de matéria orgânica.

IV. Nas lagoas de estabilização aeróbias, a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é estabilizada aerobiamente, e o oxigênio é fornecido pelas algas através da fotossíntese e pela ação do vento sobre o espelho d’água da lagoa.

Estão corretas:

Dentre os subprodutos decorrentes dos processos de desinfecção através da cloração está a formação dos trihalometanos, sendo que dentre eles o mais comumente encontrado nos sistemas hídricos é o:

O Aedes aegypti é o mosquito vetor responsável por diversas doenças de etiologia viral como a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela. Sobre as formas de controle utilizadas no combate ao Aedes aegypti, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O larvicida fabricado a partir do Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), pode ser utilizado no controle biológico das larvas do Aedes aegypti.

II. O Novaluron é um larvicida desenvolvido a partir de bactérias do gênero Wolbachia utilizado no controle das larvas e mosquitos Aedes aegypti.

III. O pyriproxyfen é um larvicida utilizado no controle do Aedes aegypti, análogo do hormônio juvenil natural encontrado em invertebrados, que tem como mecanismo de ação a inibição do desenvolvimento das características adultas do inseto (por exemplo, asas, maturação dos órgãos reprodutivos e genitália externa), mantendo-o com aspecto “imaturo” (ninfa ou larva).

Estão corretas:

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são consideradas um sério problema de saúde pública, sendo responsáveis por milhões de mortes anualmente a nível mundial. Os quatro principais grupos de doenças considerados de maior relevância são as doenças circulatórias, o câncer, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento das DCNT, são considerados fatores de risco modificáveis, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis