Questões de Engenharia Química da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química da Banca não informada

O efeito paramagnético do oxigênio observado a baixa temperatura pode ser compreendido segundo a teoria do orbital molecular e pode ser justificado através dos:

Foram estudados através de planejamento fatorial do tipo 22 os efeitos da temperatura e catalisador sobre o rendimento de uma reação química. Os dados experimentais obtidos são apresentados na tabela a seguir. Nos ensaios foram empregados dois níveis para a temperatura (40 e 50 oC) e dois tipos de catalisadores (A e B). Cada ensaio foi feito em duplicata.

Analise as afirmativas a seguir com relação aos dados experimentais obtidos durante os ensaios.

I. Quando usamos o catalisador A e aumentamos a temperatura de 40 para 50 oC (ensaios 1 e 2), o rendimento médio aumenta em 29,5 %.

II. Quando usamos o catalisador B e modificamos a temperatura de 40 para 50 oC (ensaios 3 e 4), o rendimento médio aumenta em 16 %.

III. A 50 oC (ensaios 2 e 4) a mudança do tipo de catalisador diminui o rendimento médio da reação em 18 %. IV. Não existe efeito de interação entre as variáveis estudadas (temperatura e tipo de catalisador) nesse planejamento experimental.

V. Elevando a temperatura, aumentamos o rendimento da reação, mas esse efeito é muito mais pronunciado com o catalisador B do que com o catalisador A.

Estão corretas:

Uma amostra de calcário (CaCO3), cuja pureza era de 60%, foi empregada na produção da CAL, através da decomposição térmica do material a 850 oC. Decompondo-se 500 kg de massa dessa amostra, obteve-se cal virgem (CaO) e gás carbônico (CO2). Admitindo-se um rendimento de 70% para essa reação, a quantidade de quilos de cal virgem obtida, vale: (Considerar: C = 12 ; O = 16 ; Ca = 40.)

A produção de energia elétrica a partir da biomassa, atualmente, é muito defendida como uma alternativa importante para países em desenvolvimento e também outros países. Programas nacionais começaram a ser desenvolvidos visando o incremento da eficiência de sistemas para a combustão, gaseificação e pirólise da biomassa. Com relação às principais tecnologias de aproveitamento de biomassa, podemos afirmar, exceto:

Um reator de pirólise, em escala de laboratório, é usado para a produção de bio-óleo e carvão durante o aproveitamento energético de biomassa residual, operando a uma vazão mássica de 0,5 kg/hora. Considerando os dados abaixo, podemos informar que os rendimentos dos produtos, carvão e óleo (respectivamente), após 30 minutos de operação do sistema, são aproximadamente:

Dados:

- Massa de carvão obtida no processo = 125 g

- Volume de bio-óleo recuperado = 70 mL

- Densidade do bio-óleo = 1,1 g/mL

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis