Questões de Engenharia Química do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química do ano 2017

A cromatografia pode ser combinada a diferentes sistemas de detecção, tratando-se de uma das técnicas analíticas mais utilizadas e de melhor desempenho. O acoplamento de um cromatógrafo com o espectrômetro de massas combina as vantagens da cromatografia (alta seletividade e eficiência de separação) com as vantagens da espectrometria de massas (obtenção de informação estrutural, massa molar e aumento adicional da seletividade). Observe as informações a seguir:

I. O método de impacto de elétrons é a técnica mais usada de geração de íons para a espectrometria de massas. As moléculas de amostra são bombardeadas na fase de gás com elétrons de alta energia. Em algumas situações, ocorre a remoção de um elétron da molécula da amostra para produzir um cátion-radical, conhecido como o íon molecular.

II. No processo de ionização por impacto de elétrons sempre gera o íon molecular do composto químico da amostra analisada.

III. A espectrometria de massas com ionização química é útil para a comparação de picos no espectro de massas. Seu principal uso é para se verificar a quantidade de íons formados durante a análise.

IV. O analisador de massas separa a mistura de íons formados durante a etapa de ionização segundo seus m/z (razão massa/carga) para a geração de um espectro de massas.

V. Na técnica de impacto de elétrons, o espectrômetro de massas bombardeia com um feite de elétrons de alta energia as moléculas que estão na fase de vapor e registra o espectro dos íons positivos, depois de separados na base da razão massa /carga.

Com relação á cromatografia com detecção através de espectrometria de massas, são verdadeiras as informações:

Foram estudados através de planejamento fatorial do tipo 22 os efeitos da temperatura e catalisador sobre o rendimento de uma reação química. Os dados experimentais obtidos são apresentados na tabela a seguir. Nos ensaios foram empregados dois níveis para a temperatura (40 e 50 oC) e dois tipos de catalisadores (A e B). Cada ensaio foi feito em duplicata.

Analise as afirmativas a seguir com relação aos dados experimentais obtidos durante os ensaios.

I. Quando usamos o catalisador A e aumentamos a temperatura de 40 para 50 oC (ensaios 1 e 2), o rendimento médio aumenta em 29,5 %.

II. Quando usamos o catalisador B e modificamos a temperatura de 40 para 50 oC (ensaios 3 e 4), o rendimento médio aumenta em 16 %.

III. A 50 oC (ensaios 2 e 4) a mudança do tipo de catalisador diminui o rendimento médio da reação em 18 %. IV. Não existe efeito de interação entre as variáveis estudadas (temperatura e tipo de catalisador) nesse planejamento experimental.

V. Elevando a temperatura, aumentamos o rendimento da reação, mas esse efeito é muito mais pronunciado com o catalisador B do que com o catalisador A.

Estão corretas:

Uma amostra de calcário (CaCO3), cuja pureza era de 60%, foi empregada na produção da CAL, através da decomposição térmica do material a 850 oC. Decompondo-se 500 kg de massa dessa amostra, obteve-se cal virgem (CaO) e gás carbônico (CO2). Admitindo-se um rendimento de 70% para essa reação, a quantidade de quilos de cal virgem obtida, vale: (Considerar: C = 12 ; O = 16 ; Ca = 40.)

Um tanque em forma de cilindro circular reto está sendo alimentado com óleo combustível à razão de 4 m3/min. Sabendo-se que o diâmetro do cilindro vale 5 m, podemos estimar que a altura do combustível está aumentando a uma razão de:

Os alimentos são produtos de composição química complexa que, em estado natural, processados ou cozidos, são consumidos pelo homem como fonte de nutrientes para a sua satisfação sensorial. Com relação à química dos alimentos, podemos afirmar, exceto:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis