Questões de Engenharia Química do ano 2002

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química do ano 2002

A reação A - B (2ª ordem) é conduzida em um reator tubular ideal com a vazão volumétrica constante igual a 10 dm3/min. Se a concentração de entrada é 1mol/dm3 e a velocidade específica é 0,5 cm3min -1 mol -1 , o volume do reator necessário para que a concentração de saída seja igual a 20% da concentração de entrada é:

A determinação de saliva em pele humana é um dado importante para a análise forense. Se for possível identificar a presença de saliva em alguma região da pele de um indivíduo, isso pode levar a uma análise de DNA e à identificação da pessoa que deixou os traços de saliva. A espectroscopia de fluorescência pode ser usada com vantagens na detecção de saliva seca em pele, pois é um método rápido e não-destrutivo. Basicamente, o método constitui-se na remoção da saliva seca do local com uma escova apropriada e a dissolução da mesma em solução de KC•. Em seguida, registra-se um espectro de emissão com excitação em 282 nm de uma amostra-controle (pele molhada apenas com água, depois seca e raspada) e outro da amostra suspeita de conter saliva. Um pico de emissão entre 345 nm e 355 nm, com intensidade significativamente superior ao controle (cerca de 98% acima), é uma forte indicação da presença de saliva. O perfil de fluorescência da saliva é muito semelhante ao obtido para soluções aquosas puras de amilase e triptofano.

Com relação à técnica descrita no texto, julgue os itens subseqüentes.

A amilase e o triptofano são, respectivamente, uma enzima e um aminoácido.

As técnicas tradicionalmente empregadas na análise de resíduos de disparo de armas de fogo incluem as espectroscopias de absorção atômica (EAA) e de emissão atômica (EEA), a microscopia eletrônica de varredura associada à análise dispersiva de energia de raios X (MEV/EDX) e a voltametria de redissolução anódica (VRA). Dessas, as mais comumente usadas em laboratórios de análise forense são a EAA e a MEV/EDX. A voltametria de redissolução anódica apresenta, em relação às demais técnicas, a vantagem de ser um método não-destrutivo, podendo ser usado em análises preliminares de indicação para complementação posterior da análise pela espectroscopia de absorção atômica. Para a determinação de Pb, Sb e Ba por VRA, tem-se usado o método da adição de padrão.

Acerca das técnicas descritas no texto acima, julgue os itens seguintes.

A VRA é uma técnica eletroquímica que se baseia na aplicação de um potencial suficientemente negativo, por um determinado período de tempo, para que os íons metálicos das espécies a serem analisadas se depositem sobre um eletrodo, como, por exemplo, o carbono vítreo, por um determinado tempo; em seguida, aplica-se uma rampa linear de potenciais, a partir do potencial de eletrodeposição até um potencial suficientemente positivo, para que todas as espécies de interesse sejam oxidadas e voltem para a solução.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis