Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

Julgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de conveses, podem ser usados os sistemas transversal e longitudinal. O sistema longitudinal é adequado para conveses resistentes de navios de carga seca com comprimento superior a 120 m.

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Navios petroleiros modernos, empregados no transporte de óleo cru, apresentam, usualmente, formas cheias, casco duplo, arranjo com máquinas e superestrutura localizadas a ré e baixas velocidades, normalmente entre 14 e 16 nós.

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um navio graneleiro de 25.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade de 32.000 m3 e encontra-se com 880 ton de combustível e 400 ton de outros pesos, abrangendo água doce, lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. O navio apresenta um consumo de combustível de 30 ton/dia a uma velocidade de 14 nós, e partiu, com lastro, do porto onde se encontrava para o porto de carregamento, distante 672 milhas náuticas.

Nessa situação, considerando que não haverá reabastecimento e desprezando as variações em outros itens operacionais, inclusive consumo de óleo nos motores auxiliares, é correto concluir que poderão ser colocadas, nos porões do navio graneleiro, até 23.780 ton de uma carga a granel com fator de estiva de 1,6 m3/ton.

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.

A definição do tipo e do arranjo do sistema propulsivo de uma embarcação é fundamentada no perfil operacional da embarcação, o qual representa a distribuição das condições operacionais em regime contínuo da embarcação. Em embarcações que possuem diferentes condições de operação em regime contínuo, é usual adotar-se uma alternativa de propulsão combinada, como, por exemplo, o sistema CODAG (combined diesel and gas), o sistema CODOG (combined diesel or gas) e o sistema dísel elétrico.

Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes.

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