Listagem de Questões sobre Geral
Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)
momento fletor.
momento de inércia da seção transversal.
módulo de seção ou módulo de resistência.
estabilidade transversal inicial.
tensão normal admissível do material.
Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se
ScrAR > ScrAC > ScrAL
ScrAR = ScrAC = ScrAL
ScrAR = ScrAC > ScrAL
ScrAR > ScrAC = ScrAL
ScrAR < ScrAC < ScrAL
A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para
evitar impactos provenientes de explosão.
minimizar níveis de ruído propagados para o ouvido.
evitar que agentes externos operem em frequências próximas às naturais, o que amplificaria o efeito da vibração.
minimizar a vibração nesta frequência, decorrente do impacto.
evitar que a vibração seja transmitida à tripulação.
Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)
aumento da razão de áreas (Fa/F) aumenta a eficiência em águas abertas.
aumento do número de pás aumenta a eficiência do propulsor, quando mantidos constantes P/D, Fa/F, rotação e diâmetro.
maior diâmetro do propulsor conduz à maior eficiência propulsiva, sendo o peso do propulsor o limite para o aumento do diâmetro.
diminuição da rotação reduz a eficiência do propulsor e é limitada pelo aumento do torque do motor em instalações com acoplamento direto motor-propulsor.
maior eficiência propulsiva em águas abertas (ηo) sempre leva à escolha do melhor motor, tendo o custo operacional (combustível) como critério de seleção.
No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.
I – O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.
II – Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.
III – O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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