Listagem de Questões sobre Geral
A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que
a seleção de motores auxiliares (MCAs) deve considerar a condição essencial no mar, conforme definido pela ABNT.
a existência de condição operacional do navio (porto), na qual o motor principal fica desligado, justifica a necessidade de uso de caldeira(s) auxiliar(es).
o balanço térmico deve preceder o balanço elétrico, uma vez que a escolha dos motores auxiliares influencia a necessidade de vapor a bordo.
o volume de tanques de óleo pesado não influencia o cálculo da demanda de calor em navios.
os consumidores necessários ao funcionamento, navegação, segurança do navio e conforto da tripulação devem ser computados na condição essencial no mar.
Dentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o
consumo específico e o peso.
custo operacional (combustível) e o volume.
custo operacional (combustível) e o peso.
volume e o peso.
volume e o consumo horário.
Nas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é
permitir o projeto dos dutos de descarga de gases e da chaminé.
permitir a análise de vibrações da viga navio por excitação dos motores.
verificar a compatibilidade entre a propulsão selecionada e a configuração do navio, em termos de comprimentos, áreas e volumes.
verificar a compatibilidade do arranjo da instalação propulsora com os arranjos de conveses e acomodações.
verificar a compatibilidade entre os motores selecionados e seus dutos de descarga de gases.
Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.
I – Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.
II – Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.
III – O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A respeito de equipamentos de segurança e salvatagem, analise as afirmações a seguir.
I – As rotas de fuga em plataformas offshore permitem que as pessoas atinjam pontos de reunião, postos de abandono, heliponto e escadas de acesso ao mar.
II – O plano de contingência consiste em procedimentos para identificar, descrever e responder a situações de emergência e inclui programas de treinamento para tripulação.
III – A localização de pontos de reunião e de pontos de abandono são informações prestadas no briefing de uma plataforma.
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