Questões sobre Arquitetura naval

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Listagem de Questões sobre Arquitetura naval

Considerando-se que a segurança de uma embarcação é relacionada a fatores como a estabilidade, que a torna apta a flutuar nas mais diversas condições operacionais, julgue o seguinte item quanto a linhas de carga e arqueação.


A arqueação bruta (AB) é um valor adimensional proporcional à soma dos volumes dos espaços fechados da embarcação medidos em metros cúbicos (V), cujo cálculo é definido na Convenção Internacional para Medidas de Tonelagem de Navios (1969) da seguinte forma: (AB) = K × V, em que K = 0,2 + 0,02 × log V.

Considerando-se que a segurança de uma embarcação é relacionada a fatores como a estabilidade, que a torna apta a flutuar nas mais diversas condições operacionais, julgue o seguinte item quanto a linhas de carga e arqueação.


As linhas de carga e o disco de Plimsoll são pintados no costado da embarcação, de modo que um navio britânico que inicie a viagem em águas do Atlântico Norte, no inverno, com o nível da água do oceano próximo à linha WNA (Winter North Atlantic), aportará em terminal brasileiro, situado à margem direita do rio Amazonas, com o nível da água próximo à linha de carga identificada pela letra S (Summer). 

Julgue o item seguinte relativos a conjuntos de dimensões principais e coeficientes de forma usados na definição da geometria da embarcação.



O comprimento entre os perpendiculares da embarcação corresponde à extensão, seguindo a direção do eixo longitudinal, desde o ponto extremo da proa ao ponto extremo da popa.

Julgue o item seguinte relativos a conjuntos de dimensões principais e coeficientes de forma usados na definição da geometria da embarcação.



O coeficiente de esbeltez, que indica em qual medida a embarcação é capaz de navegar gerando menor perturbação no mar, é determinado pelo quociente entre o comprimento entre os perpendiculares da embarcação e a boca. 

Com relação ao equilíbrio de corpos flutuantes, julgue o próximo item considerando-se flutuante prismático, de seção retangular, ancorado em águas marítimas em equilíbrio estático, sem carga estática pousada sobre o convés, construído para servir de terminal a operações de apoio marítimo.



O calado do flutuante será definido pela divisão da massa da estrutura flutuante, a qual é determinada pela soma das massas de todas as chapas utilizadas em sua construção, e pela área do convés multiplicada pela massa específica da água do mar. 

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