Questões de Engenharia Naval do ano 2008

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Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2008

#Questão 442982 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Em certos pontos do litoral, as cristas das ondas se empolam e se aproximam da altura de arrebentação, contrastando com outros trechos da crista que mantêm uma altura coerente com a profundidade percorrida. Nessa situação, os dados indicam a existência de fossas submarinas nos locais de empolamento.

#Questão 442984 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.

Em trechos da costa onde os arrecifes estão bem constituídos, formando uma barreira completa à propagação da onda incidente, surgem cristas que se propagam em direção ao mar aberto. Nessa situação, a propagação de cristas em direção ao mar aberto é resultado do fenômeno de reflexão lateral.

#Questão 442985 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.

No canal retilíneo, o talvegue é sinuoso devido ao desenvolvimento de barras laterais dispostas alternadamente em cada margem, requerendo a instalação de diques-guias ou esporões para tornar o canal navegável previsível.

#Questão 442987 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.

O canal anastomosado tem o canal principal com cavidades relativamente rasas e protuberâncias irregulares além de diversos outros canais profundos e estreitos, requerendo a instalação de completo sistema de sinalização de margem e calha para orientar o piloto.

#Questão 442989 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.

O rio de canal meandrante é o ideal para a previsão do canal navegável, porém, os raios de curvatura dos meandros podem ser obstáculo à navegação.

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