Questões de Engenharia Naval do ano 2008

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Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2008

#Questão 443007 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

O Brasil tem uma rede fluvial impressionante, contudo, faz-se necessário implementar melhoramentos em determinados pontos dos cursos d'água para que seja alcançada integração e franca navegabilidade em toda a sua extensão. Sobre o melhoramento das condições de navegabilidade dos rios, julgue os itens que se seguem.

A dragagem em rios remove material sedimentar para melhorar a navegação em passagens difíceis e não deve ser utilizada em rochas fraturadas e em decomposição.

#Questão 443009 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Um canal de pequena declividade que faz a ligação entre uma lagoa onde está instalado um porto pesqueiro e o oceano tem o perfil do nível d'água influenciado pelas marés. Em determinada época do ano, a lagoa recebe a vazão de 5 m 3 /s de rios que a ela afluem. Essa vazão, sem a influência da maré, percorreria o canal com um tirante normal de 4 m. Sabe-se que o tirante crítico para esse canal é 3 m (para a vazão de 5 m 3 /s) e que o fundo do canal, na seção de deságüe, está à cota 2 m. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Quando a preamar estiver à cota 8 m, se formará um remanso do tipo M3 no canal, reduzindo a sua velocidade de escoamento, o que favorecerá a navegação.

#Questão 443011 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Um canal de pequena declividade que faz a ligação entre uma lagoa onde está instalado um porto pesqueiro e o oceano tem o perfil do nível d'água influenciado pelas marés. Em determinada época do ano, a lagoa recebe a vazão de 5 m 3 /s de rios que a ela afluem. Essa vazão, sem a influência da maré, percorreria o canal com um tirante normal de 4 m. Sabe-se que o tirante crítico para esse canal é 3 m (para a vazão de 5 m 3 /s) e que o fundo do canal, na seção de deságüe, está à cota 2 m. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Quando a baixa-mar estiver à cota 2,5 m, a navegação será interrompida devido ao reduzido calado disponível, e se instalará no canal um remanso do tipo S2, com a velocidade crítica prevalecendo na seção de deságüe.

#Questão 443013 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Um canal de pequena declividade que faz a ligação entre uma lagoa onde está instalado um porto pesqueiro e o oceano tem o perfil do nível d'água influenciado pelas marés. Em determinada época do ano, a lagoa recebe a vazão de 5 m 3 /s de rios que a ela afluem. Essa vazão, sem a influência da maré, percorreria o canal com um tirante normal de 4 m. Sabe-se que o tirante crítico para esse canal é 3 m (para a vazão de 5 m 3 /s) e que o fundo do canal, na seção de deságüe, está à cota 2 m. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Quando a maré posicionar o nível d'água na seção de deságüe à cota 5 m, o remanso será do tipo C2.

#Questão 443015 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Analista de Infraestrutura

Um canal de pequena declividade que faz a ligação entre uma lagoa onde está instalado um porto pesqueiro e o oceano tem o perfil do nível d'água influenciado pelas marés. Em determinada época do ano, a lagoa recebe a vazão de 5 m 3 /s de rios que a ela afluem. Essa vazão, sem a influência da maré, percorreria o canal com um tirante normal de 4 m. Sabe-se que o tirante crítico para esse canal é 3 m (para a vazão de 5 m 3 /s) e que o fundo do canal, na seção de deságüe, está à cota 2 m. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Durante a ação da maré, exceto nas estofas de preamar e baixa-mar, o escoamento no canal será permanente em razão da variação do nível d'água gerador dos remansos.

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