Questões de Engenharia Naval do ano 2005

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Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2005

#Questão 443671 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANTAQ, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários

As ligas ferro-carbono (Fe!C), cujo diagrama de fases está mostrado na figura acima, constituem a classe de materiais metálicos mais largamente empregados na área de construção mecânica. Acerca desses materiais, julgue os itens a seguir, considerando a referida figura.

Cementita é o nome dado ao carbeto de ferro (Fe3C). Este é o constituinte mais brando e dúctil das ligas Fe–C, pois admite muito pouca porcentagem de carbono em sua estrutura.

#Questão 443673 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANTAQ, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários

As ligas ferro-carbono (Fe!C), cujo diagrama de fases está mostrado na figura acima, constituem a classe de materiais metálicos mais largamente empregados na área de construção mecânica. Acerca desses materiais, julgue os itens a seguir, considerando a referida figura.

Apesar da elevada fragilidade, comum nos ferros-fundidos, o ferro-fundido nodular tem um maior grau de ductilidade quando comparado aos outros tipos de ferros-fundidos, o que permite a realização de algum trabalho mecânico sobre ele. Essa maior ductilidade é causada pela precipitação de carbono na forma de lamelas de grafite.

#Questão 443675 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANTAQ, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários

As ligas ferro-carbono (Fe!C), cujo diagrama de fases está mostrado na figura acima, constituem a classe de materiais metálicos mais largamente empregados na área de construção mecânica. Acerca desses materiais, julgue os itens a seguir, considerando a referida figura.

A austêmpera é um processo de tratamento térmico dos aços cuja finalidade é o endurecimento, sem formação de martensita frágil. Consiste no aquecimento ao campo austenítico seguido de resfriamento brusco até uma temperatura abaixo do joelho da curva T-T-T, mas acima da temperatura de formação de martensita. O material é mantido nessa temperatura até que a formação de bainita se complete, seguido de resfriamento até a temperatura ambiente.

#Questão 443676 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANTAQ, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários

A figura acima mostra o esquema de um recipiente para armazenar líquidos a temperaturas estáveis. O frasco metálico interno está dentro de um recipiente feito de material plástico reforçado com fibra de vidro. Entre os dois recipientes existe ar. Supondo que não há transferência de calor relevante pela tampa do recipiente, julgue os itens seguintes, acerca dos processos de transferência de calor.

Para líquidos com temperatura acima da temperatura ambiente, a utilização de paredes espelhadas na parte interna dos dois recipientes reduziria as perdas de calor para o ambiente.

#Questão 443678 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2005, ANTAQ, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários

A figura acima mostra o esquema de um recipiente para armazenar líquidos a temperaturas estáveis. O frasco metálico interno está dentro de um recipiente feito de material plástico reforçado com fibra de vidro. Entre os dois recipientes existe ar. Supondo que não há transferência de calor relevante pela tampa do recipiente, julgue os itens seguintes, acerca dos processos de transferência de calor.

Entre o frasco metálico e o recipiente externo há somente trocas de calor por convecção.

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