Questões de Engenharia Naval

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Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram

Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:

• 30 m de comprimento;

• 5 m de boca e 3 m de pontal;

• dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;

• tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.

O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,

O ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente,

No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I – O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.

II – Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.

III – O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.

Está correto o que se afirma em

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