Questões de Engenharia Naval

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Listagem de Questões de Engenharia Naval

Julgue o próximo item, relativos a caldeiras, tubulações e válvulas, bombas centrífugas e de deslocamento positivo.



Quando instalada em tanque que armazena produto químico ou derivado de petróleo facilmente inflamável, a válvula corta-chamas deve ser independente da válvula de alívio, dada a natureza do funcionamento de cada uma delas.

Julgue o próximo item, relativos a caldeiras, tubulações e válvulas, bombas centrífugas e de deslocamento positivo.



Tanques que armazenam fluidos devem ser providos de válvula de alívio, de forma que o excesso de pressão, decorrente do enchimento do tanque, seja liberado para o exterior, evitando-se dificuldades operacionais no enchimento. Além disso, a válvula de alívio reequilibra a subpressão decorrente do esvaziamento do tanque, permitindo a entrada de ar ou gás neutro até se regular a pressão interior. 

Julgue o próximo item, relativos a caldeiras, tubulações e válvulas, bombas centrífugas e de deslocamento positivo.



Na escolha entre bomba centrífuga e bomba de deslocamento positivo, deve ser levado em conta o efeito da viscosidade sobre a capacidade de cada tipo de bomba: a bomba centrífuga perde a capacidade de transportar à medida que a viscosidade do fluido bombeado aumenta, ao passo que a bomba de deslocamento positivo apresenta desempenho um pouco melhor com o aumento da viscosidade do fluido. Os fluidos com alta viscosidade escoam com dificuldade através das folgas da bomba de deslocamento positivo, o que promove maior eficiência volumétrica. 

Com relação à curva S-N, proposta na regra de Palmgreen-Miner, julgue o próximo item.



Uma estrutura, durante sua vida de serviço, experimenta solicitações não homogêneas que prejudicam o uso da curva S-N. Para aplicar a regra do dano acumulado linear, que considera essa alteração no decorrer do tempo, com base na curva S-N, é necessário criar um conjunto de solicitações uniformes a serem aplicadas em blocos de amplitudes diferentes que simulem a ação do carregamento randômico, conforme proposto no método Rainflow.

Para testar as primeiras hipóteses de cálculo do projeto do navio, o casco é assemelhado a uma viga de seção caixão, em geral, com altura maior do que a largura, a qual é submetida à ação de forças distribuídas e pontuais que promovem esforços cortantes e momentos que deverão ser resistidos pelo casco. Considerando-se o tema, especificamente quanto a dimensionamento da seção mestra, momento fletor, esforço cortante na viga e resistência primária do navio, julgue o item que se segue.



O casco deve resistir às forças estáticas, em águas tranquilas, simulando-se o cenário de carregamento no berço, momento em que devem ser consideradas forças representativas da estrutura vazia (peso próprio), da ação uniformemente distribuída da água sobre o casco (de baixo para cima), da carga (granel ou carga geral) depositada no interior dos segmentos do casco e das cargas referentes ao combustível e ao lastro, de modo que as forças estáticas sejam consideradas em separado das forças dinâmicas.

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