Questões de Engenharia Naval

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Listagem de Questões de Engenharia Naval

#Questão 443030 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Especialista em Infraestrutura Sênior

O balizamento, ou sinalização náutica, é o conjunto de sistemas e recursos visuais, sonoros, radioelétricos e eletrônicos destinados a proporcionar ao navegante informações para que dirija o movimento da embarcação sob sua responsabilidade com segurança e economia. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, para balizamento de vias navegáveis em águas interiores, é obrigatória a adoção do sistema de balizamento marítimo da região B, da Associação Internacional de Sinalização Náutica (IALA), que pode ser complementado por outros sinais de auxílio à navegação, independentemente de autorização.

#Questão 443031 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Especialista em Infraestrutura Sênior

A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.

Nos rios de leito móvel, a regularização pode ser feita por meio da união das águas, nos níveis médio ou de estiagem, em um único leito, quando o rio se divide em diversos braços. Para tanto, constroem-se diques de fechamento nos braços secundários com coroamento, aproximadamente, no nível de água adequado à navegação.

#Questão 443033 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Especialista em Infraestrutura Sênior

A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.

A regularização por correntes helicoidais é obtida por meio do uso de estruturas temporárias que produzem alterações nas condições de escoamento, de forma a erodir um trecho do rio e, assim, escavar o seu leito, aumentando sua profundidade.

#Questão 443035 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Especialista em Infraestrutura Sênior

A regularização de um rio consiste basicamente na construção, em seu leito, de obras para dirigir e guiar as correntes, de forma a se obter um leito estável, segundo um traçado e um perfil transversal determinados, para se corrigirem e regularizarem as imperfeições naturais e se elevar o nível de água. Com relação às diversas medidas que podem ser adotadas para se regularizar um rio, julgue os itens a seguir.

Para regularizar rios de fundo fixo, podem-se construir espigões ou diques longitudinais, de forma a gerar-se uma concentração do fluxo que provoque erosão do leito do rio, garantindo-se, assim, a profundidade mínima desejada. Nesse caso, é mais vantajoso o uso de dique que o de espigões.

#Questão 443037 - Engenharia Naval, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPOG, Especialista em Infraestrutura Sênior

A eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes.

O controle de operação de uma eclusa é feito por válvulas instaladas em um único aqueduto, que permitem o enchimento e o esvaziamento dessa eclusa

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