Questões de Engenharia Mecânica do ano 2009

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Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2009

Considerando D o diâmetro da mola, d o diâmetro do arame, N o número de espiras e F a força aplicada a molas helicoidais, julgue os itens seguintes acerca dos parâmetros empregados no dimensionamento dessas molas.

As correias em V, ou trapezoidais, são fabricadas com borracha vulcanizada revestida de lona, reforçada no seu interior por cordoneis para suportar as forças de tração aplicadas. Considerando as vantagens que as transmissões com correias em V apresentam em relação às correias planas, julgue os itens a seguir. As correias em V não patinam facilmente na polia. Porém, não têm a capacidade de absorver os choques produzidos por elementos como engrenagens, êmbolos, freios etc., montados nos acionamentos, transmitindo-os de uma polia para a outra.

As correias em V, ou trapezoidais, são fabricadas com borracha vulcanizada revestida de lona, reforçada no seu interior por cordoneis para suportar as forças de tração aplicadas. Considerando as vantagens que as transmissões com correias em V apresentam em relação às correias planas, julgue os itens a seguir. E possível operar com arcos de contato pequenos, altas relações de velocidade e operação a rotações elevadas.

As correias em V, ou trapezoidais, são fabricadas com borracha vulcanizada revestida de lona, reforçada no seu interior por cordoneis para suportar as forças de tração aplicadas. Considerando as vantagens que as transmissões com correias em V apresentam em relação às correias planas, julgue os itens a seguir. Uma correia com especificação B210 é uma correia em V de padrão americano, com secção padronizada B e 2 10 polegadas de comprimento, medido no lado interno.

O coeficiente de atrito entre a pastilha e o disco é um parâmetro fundamental no dimensionamento de sistemas de freios ou embreagens a disco. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A aplicação frequente dos freios de veículos como caminhões e ônibus em descidas longas pode levar à perda da capacidade de frenagem em razão do fenômeno denominado fading, que é a redução do coeficiente de atrito por causa do aumento da temperatura dos materiais que constituem os freios.

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