Questões de Engenharia Mecânica do ano 2007

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Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2007

#Questão 440936 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Estruturas de prospecção e produção de petróleo offshore possuem elementos construtivos e operacionais compostos por tubos ou estruturas cilíndricas verticais sujeitas aos esforços hidrodinâmicos de correntes marítimas. A velocidade da corrente (V0) associada às instabilidades de superfície (maré e ondas) proporciona esforços mecânicos que devem ser considerados no cálculo estrutural de tais elementos. Com referência ao escoamento em torno de um cilindro vertical, julgue os seguintes itens.

O modelo constitutivo de fluido newtoniano incompressível pode ser utilizado para representar este tipo de escoamento, proporcionando um comportamento linear no escoamento e caracterizando, portanto, uma relação linear dos esforços de arrasto hidrodinâmico com a velocidade de corrente.

#Questão 440938 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.

O regime do escoamento interno pode ser laminar ou turbulento. Para número de Reynolds inferior a 2.300, o escoamento é considerado laminar e o coeficiente de perda de carga é inversamente proporcional ao número de Reynolds.

#Questão 440940 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.

O perfil de velocidade do escoamento (variação da velocidade axial na secção transversal), em uma tubulação reta, contínua e com secção transversal uniforme, não é modificado ao longo de sua extensão. No entanto, a pressão do fluido decresce.

#Questão 440942 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.

Para escoamento turbulento incompressível em tubulações reais, o coeficiente de perda de carga depende exclusivamente do número de Reynolds.

#Questão 440943 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Engenheiro de Equipamentos Júnior

Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.

Para perdas localizadas do tipo bocal, em escoamento incompressível, a variação de pressão antes e depois do bocal varia conforme a modificação da vazão do escoamento.

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