Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos...

Em diversas situações de transporte de fluidos (líquidos ou gases) em dutos, elementos construtivos localizados (curvas, redução de diâmetro etc.) compõem o arranjo da tubulação. Acerca do escoamento de fluidos em tubulações, julgue os próximos itens.

O perfil de velocidade do escoamento (variação da velocidade axial na secção transversal), em uma tubulação reta, contínua e com secção transversal uniforme, não é modificado ao longo de sua extensão. No entanto, a pressão do fluido decresce.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que diz respeito à cooperação técnica internacional, julgue os itens de 51 a 65.

Nas licitações com recursos de financiamentos ou doações realizados no âmbito da cooperação financeira internacional, não é admissível a vedação à participação de empresas brasileiras.

Resolva a questão aqui ›


Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.

( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.

( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.

Resolva a questão aqui ›


O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

A especialização e a segmentação nas programações das rádios decorrem diretamente do desenvolvimento tecnológico, que acaba por tornar mais complexo o trabalho dos jornalistas e das equipes de produção, já que cada membro das equipes passa a ter mais de uma função.

Resolva a questão aqui ›