Questões de Engenharia Florestal da UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da UFPR

Em ecologia florestal, diversos termos são importantes para a descrição de componentes e de processos que compõem um determinado ambiente. Em relação ao termo ecossistema, considere as seguintes afirmativas:

1. A energia no ecossistema pode ser armazenada e depois liberada sob controle, ou exportada, mas não pode ser reutilizada.

2. Os ecossistemas são ambientes fechados. Mesmo assim, os chamados ambientes de entrada e de saída devem ser considerados partes importantes do conceito.

3. Os componentes e processos que tornam funcional um ecossistema são a comunidade, o fluxo de energia e a ciclagem de materiais.

4. O ecossistema é a unidade funcional básica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o ambiente abiótico.

Assinale a alternativa correta.

O processo conhecido como eutrofização é um dos principais problemas relacionados à poluição de recursos hídricos. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Considera-se um lago como oligotrófico quando apresenta baixa produtividade biológica e baixa concentração de nutrientes.

2. A eutrofização manifesta-se por meio do aumento da produtividade biológica do lago, sendo observada a proliferação de algas e outros vegetais aquáticos, devido à maior quantidade de nutrientes disponível.

3. Os nutrientes mais importantes para a ocorrência da eutrofização são em geral o fósforo e/ou o nitrogênio.

4. A eutrofização causa redução de matéria orgânica no ambiente. Com isso, os peixes passam a competir com os decompositores pelo oxigênio disponível. Isso resulta em mortalidade de peixes e a sobrevivência das espécies menos exigentes.

Assinale a alternativa correta.

A poda é uma das intervenções silviculturais mais importantes. Em relação à morfologia da base de galhos e ao processo de reação à perda de galhos, considere as seguintes afirmativas:

1. A “compartimentalização” cria barreiras no interior do tronco para evitar o crescimento de patógenos e outros agentes degradadores.

2. A região conhecida como “fossa basal” é o colar negativo, ou seja, uma depressão no tronco abaixo da base do galho. Essa parte indica uma falta de fluxo de seiva elaborada do galho para o tronco, mesmo com folhas vivas realizando fotossíntese.

3. O “colar” é a porção superior do galho, na inserção do tronco.

4. A região conhecida como “crista de casca” é formada por um acúmulo de casca na parte inferior do galho, na inserção do tronco.

Assinale a alternativa correta.

A construção de estradas e o preparo do solo são atividades muito importantes em empreendimentos de base florestal, requerendo implementos específicos. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. A subsolagem é realizada quando a camada compactada está a uma profundidade maior ou igual a 30 centímetros, sendo realizada por implementos denominados “subsoladores”. 2. A escarificação é usada quando a camada compactada está a uma profundidade de 15 a 30 centímetros. Essa operação é feita com implementos denominados arados escarificadores. 3. O “enleiramento” refere-se à disposição de material lenhoso derrubado em “leiras”. Um equipamento específico para tal fim é a lâmina frontal enleiradora (ancinho enleirador). 4. As estradas e aceiros principais devem ser locados no sentido norte-sul, para facilitar a secagem de seus leitos durante o período chuvoso. Os talhões devem ter seu maior comprimento no sentido leste-oeste, para facilitar a extração da madeira. 5. A grade “bedding” revolve o terreno, faz um camalhão, alinha o plantio e ainda pode, dependendo da adaptação, deixar o terreno adubado e sulcado. Assinale a alternativa correta.

Os “sítios” onde se desenvolvem as plantas apresentam diversos fatores que influenciam diretamente seu desenvolvimento. Entre eles, são muito importantes os chamados macronutrientes, e na sua ausência evidenciam-se sintomas de deficiência. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Plantas deficientes em fósforo apresentam folhas jovens com nervuras e áreas internervais verde-claras. 2. Plantas deficientes em magnésio apresentam folhas variegadas ou cloróticas, que podem avermelhar-se e apresentar algumas vezes machas necróticas. Os ápices e as margens foliares tornam-se curvados para cima. 3. Plantas deficientes em nitrogênio apresentam clorose generalizada, especialmente nas folhas mais velhas. Nos casos mais graves, as folhas tornam-se completamente amarelas e ficam marrons quando morrem. 4. Plantas deficientes em potássio apresentam folhas variegadas ou cloróticas, com pequenas manchas de tecidos necróticos no ápice e na margem. 5. Plantas deficientes em cálcio apresentam mortalidade nos ápices caulinares e radiculares. Folhas jovens primeiro formam ganchos e depois os ápices, e as margens morrem, adquirindo a aparência de terem sido cortadas nesse local. Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis