Questões de Engenharia Florestal da UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da UFPR

Nas bacias hidrográficas, os cursos d’água são classificados como perenes, intermitentes e efêmeros. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. De acordo com o escoamento, nos cursos perenes a água escoa durante todo o tempo e os cursos transportam apenas o escoamento superficial.

2. Nos cursos intermitentes, os escoamentos ocorrem nas estações de chuvas, mas secam nas de estiagem e transportam escoamento superficial e subterrâneo.

3. Nos cursos efêmeros, apenas é transportado o escoamento superficial, e a superfície freática encontra-se sempre em nível inferior ao do leito fluvial.

4. Muitos rios possuem seções dos três tipos, dependendo da variação da estrutura geológica ao longo de seu curso.

Assinale a alternativa correta.

O fator de forma artificial é obtido pela razão entre o volume rigoroso da árvore e o volume do cilindro calculado com o seu DAP e a sua altura. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:

1. Em idades iniciais de uma árvore de Pinus elliottii, o fator de forma artificial apresenta valores maiores que 1, pois o volume da árvore é maior que o volume do cilindro.

2. O fator de forma artificial será maior que 1 quando o volume do cilindro for maior que o volume da árvore.

3. O fator de forma artificial nas coníferas, antes de a árvore possuir DAP, é menor que 1.

4. O fator de forma artificial nas coníferas aumenta com a idade da árvore.

Assinale a alternativa correta.

Em relação à recuperação de áreas degradadas, alguns conceitos são importantes. Sobre esses conceitos, considere as seguintes afirmativas: 1. Chama-se “persistência” a rapidez com que as variáveis de um sistema retornam ao equilíbrio após um distúrbio. 2. “Resiliência” é o tempo necessário para que uma variável mude para um novo valor. 3. A “resistência” é o grau em que um sistema se mantém constante após um distúrbio. 4. A “estabilidade” é a capacidade de todas as variáveis de um sistema de retornar ao equilíbrio inicial após a ocorrência de um distúrbio. 5. “Variabilidade” refere-se à variância da densidade populacional, ou medidas similares, como o desvio padrão ou o coeficiente de variação. Assinale a alternativa correta.

Em relação a manejo e conservação de fauna, considere as seguintes afirmativas:

1. A variação do regime hidrológico do rio Paraná, provocada pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pode se constituir em um fator de ameaça a alguns animais da fauna local.

2. Como medidas de conservação de uma espécie, podem ser realizadas ações de educação ambiental, proteção e recuperação de hábitats e o desenvolvimento de pesquisas biológicas e ecológicas.

3. É considerada uma espécie vulnerável (VU) aquela que está sob risco baixo de extinção na natureza.

4. É considerada uma espécie criticamente em perigo (CR) aquela que está sob um risco extremamente alto de extinção na natureza.

Assinale a alternativa correta.

A sucessão secundária é o mecanismo responsável pela autorrenovação das florestas tropicais, através da cicatrização de locais perturbados ou clareiras. Com base nos conceitos de sucessão secundária aplicados à recuperação de áreas degradadas, considere as seguintes afirmativas:

1. A espécie Aspidosperma polyneuron (peroba-rosa), espécie que ocorre naturalmente na Floresta Estacional Semidecidual, é uma espécie secundária tardia ou clímax tolerante à sombra.

2. Espécies pioneiras típicas são aquelas que possuem ciclo de vida longo, reprodução abundante e precoce e cujas sementes ficam dormentes no solo (banco de sementes).

3. As sementes das espécies climáticas germinam apenas em condições de pleno sol.

4. Euterpe edulis é uma espécie clímax, típica da Floresta Ombrófila Densa, ocorrendo naturalmente também na Floresta Estacional Semidecidual.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis