Questões de Engenharia Florestal da UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da UFPR

A avaliação econômica de um projeto baseia-se, entre outros, no critério de rentabilidade, sendo viável economicamente quando propicia saldos capazes de remunerar o capital investido. Em relação aos métodos utilizados para análise de investimentos de projetos florestais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O conceito de Valor Esperado da Terra (VET) tem como princípio atribuir à terra o excedente econômico da produção florestal. Esse excedente gerado no final da rotação é trazido para o início do investimento, considerando-se, no entanto, a possibilidade de a terra ser devotada de forma perpétua à produção de madeira.

( ) O Valor Presente Líquido (VPL) é medido pela diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa, descontado a uma determinada Taxa Mínima de Atratividade (TMA). O VPL expressa seus resultados em valores relativos, e para um projeto ser viável economicamente é necessário que o VPL seja igual ou maior que a TMA.

( ) A Taxa Interna de Retorno (TIR) de um projeto, também chamada de eficiência marginal do capital, é a taxa de desconto que iguala o valor atual das receitas futuras ao valor atual dos custos futuros. A TIR expressa seus resultados em valores monetários, e para um projeto ser viável economicamente é necessário que a TIR seja igual ou maior que zero.

( ) A Taxa Interna de Retorno (TIR) é muito sensível à Taxa Mínima de Atratividade (TMA), sendo que pequenas mudanças na TMA podem alterar significativamente a classificação de projetos e as conclusões referentes às suas lucratividades.

( ) A Razão Benefício/Custo (RBC) expressa o quociente entre os benefícios descontados (ou capitalizados) e os custos também descontados (ou capitalizados). Por esse método, o projeto será viável economicamente se apresentar valores iguais ou maiores que a unidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Em relação às estratégias para recuperação de ambientes degradados, considere as seguintes afirmativas:

1. As ilhas de diversidade são áreas pequenas, com diferentes densidades e diversidade de espécies arbóreas. Tais ilhas são úteis para atrair dispersores de sementes das espécies presentes nas ilhas, assim como para trazer propágulos de outras espécies de áreas florestais remanescentes que estejam próximas à área que se quer restaurar.

2. Espécies denominadas “bagueiras” têm papel fundamental para a recuperação de áreas degradadas. Essa denominação se refere às plantas que, quando com frutos maduros, atraem grande número de animais.

3. No adensamento são introduzidos, nos vazios da regeneração natural, mais indivíduos das espécies que ainda não se expressaram na regeneração natural.

4. O enriquecimento florístico se dá com a introdução de espécies que já ocorrem na área em restauração.

Assinale a alternativa correta.

As chamadas “classes sucessionais das plantas” são muito relevantes para a recuperação de áreas degradadas. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. As plantas clímax apresentam crescimento rápido, alta demanda de nutrientes e alta resposta à adubação.

2. Espécies pioneiras apresentam crescimento considerado muito rápido, grande demanda de nutrientes e um tempo de vida muito curto.

3. A ciclagem de nutrientes por planta é considerada muito rápida para plantas pioneiras e muito lenta para plantas clímax.

4. Em relação à concentração de nutrientes nas folhas, as plantas pioneiras apresentam uma concentração muito alta em contraste com as plantas clímax, que apresentam uma concentração baixa.

5. Espécies heliófitas apresentam crescimento lento ou muito lento, precisando de pouca incidência de luz e pequena demanda de nutrientes.

Assinale a alternativa correta.

Considerando as alternativas a seguir, em que cada intervalo das escalas gráficas é igual a 1 cm, assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre escala gráfica, escala numérica e o tipo de uso cartográfico adequado.

Em relação às bacias hidrográficas, considere as seguintes afirmativas: 1. As áreas das bacias podem variar de alguns hectares a milhares de km2. 2. Convenciona-se chamar de bacia hidrográfica toda área drenada pelo rio principal, que deságua no mar ou em um grande lago, e de sub-bacias as áreas de drenagem de seus afluentes. 3. Uma bacia hidrográfica não é necessariamente contornada por um divisor de águas – a linha de separação que divide as precipitações que caem em bacias vizinhas e que encaminha o escoamento superficial resultante para um ou outro sistema fluvial. 4. Um divisor segue uma linha rígida em torno da bacia, atravessando o curso d’água somente no ponto de saída, unindo os pontos de máxima cota. Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis