Questões de Engenharia Florestal da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal da Instituto Consulplan

Alguns procedimentos devem ser adotados para a coleta de amostras representativas em função do tipo de acondicionamento do resíduo. Para a amostragem em lagoa de resíduos recomenda-se um tipo de amostrador para a coleta. NÃO é recomendável para os resíduos (líquidos ou lodos) em lagoas: 

#Questão 920636 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Engenharia Sanitária

Incêndio florestal é caracterizado como o processo no qual o fogo ocorre sem controle, e que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado pelo homem, ou por causas naturais. Os incêndios florestais se comportam de acordo com o ambiente em que ocorrem, mas o número de fatores externos que influem no comportamento do fogo é tão grande que é impossível predizer com precisão o que sucederá quando se inicia um fogo; alguns incêndios não causam danos significativos, como os incêndios rasteiros que não conseguem provocar danos em árvores de grande porte, porém são extremamente prejudiciais às vegetações rasteiras e plantas jovens, principalmente para a sua regeneração. Sobre as causas antrópicas de origem humana, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Causas por negligência.
2. Causas estruturais.
3. Causas acidentais.
4. Causas intencionais.
( ) Origem em comportamentos e atitudes reativas aos condicionalismos ou em conflitos relacionados com o uso do solo como, por exemplo, incêndios originados por conflitos motivados pelas restrições dos parques nacionais e terras indígenas.
( ) Pretensão tanto da ação premeditada quanto da casual, com múltiplas motivações como a queima não autorizada, ilegal e descontrolada, ou pela ação de vandalismo, piromania, ou de conflitos.
( ) Acidentes com fontes de ignições:de viação; linha de trem; linhas elétricas; acidentes com máquinas agrícolas e florestais, tubos de escape, dentre outros.
( ) Ações de uso do fogo sem o desígnio de provocar um incêndio florestal como queimas de resíduos agrícolas e florestais; fogueiras para a confecção de alimentos ou para aquecer; fogueiras festivas (festas juninas); e, fumadores.

A sequência está correta em 

#Questão 920637 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Engenharia Sanitária

Incêndios florestais ocorrem e são comuns de ocorrer em praticamente todo o tipo de vegetação. Na maior parte das situações, eles são causados por negligência ou associados a queimas descontroladas como prática agrícola. Os incêndios em vegetação representam uma parcela significativa das ocorrências atendidas por profissionais e pelo corpo de bombeiro. Esses incêndios liberam grandes quantidades de fumaça, mistura constituída por diversos elementos tóxicos. Os componentes da fumaça podem provocar desde pequenas irritações aos olhos e ao trato respiratório até problemas respiratórios mais graves a longo prazo. A queima da biomassa contribui largamente para a liberação de gases tóxicos e partículas poluentes, e como resultado dessa combustão são gerados materiais particulados, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre. Impedir totalmente que os incêndios ocorram é praticamente impossível; dessa forma, medidas e ações para evitar a ocorrência e a propagação dos incêndios são de vital importância no trabalho de combate aos incêndios, e a colaboração de todos é fundamental. São alternativas adequadas com relação aos incêndios florestais, EXCETO:

Neste século, a preocupação da humanidade perpassa pela questão da proteção ambiental no que tange à formação da população para adaptação e mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas. Com os avanços de construções em áreas de reservas ambientais, verifica-se que elas vêm alterando o equilíbrio ambiental e o comportamento das sociedades para os cenários climáticos futuros. Assim, as sociedades futuras devem buscar processos de proteção ambiental e reconstrução da natureza, como um mecanismo para aliviar e compensar os danos antrópicos. De acordo com Resolução CONAMA nº 005/1994 são considerados estágios em regeneração da vegetação secundária, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis