Questões sobre Incêndios Florestais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Incêndios Florestais

#Questão 1080125 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Manejo Florestal

Acerca da segurança em atividades florestais, julgue o item a seguir. 


Com vistas à segurança do trabalho florestal, a atividade de corte de cipós deve ser realizada imediatamente antes do início do abate das árvores, para evitar que a árvore a ser abatida mude de direção e atinja os trabalhadores. 

#Questão 1080127 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Manejo Florestal

Acerca da segurança em atividades florestais, julgue o item a seguir. 


Operações florestais como a poda de árvores podem ser realizadas durante a ocorrência de chuvas, desde que não haja ventos fortes no momento da operação. 

#Questão 1134076 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Florestal

Os incêndios florestais são eventos cada vez mais frequentes. Nas condições brasileiras, eles se concentram entre os meses de maio a outubro, ocasionando inúmeros prejuízos ambientais e econômicos, como a perda de habitat, queima de culturas agrícolas, pastagens, morte de animais e mesmo de pessoas. Entender a dinâmica dos incêndios é muito importante como ferramenta para evitar que se iniciem e que se propaguem.

Dentre os fatores que interferem na propagação de um incêndio florestal, é correto afirmar que: 

#Questão 920636 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Engenharia Sanitária

Incêndio florestal é caracterizado como o processo no qual o fogo ocorre sem controle, e que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado pelo homem, ou por causas naturais. Os incêndios florestais se comportam de acordo com o ambiente em que ocorrem, mas o número de fatores externos que influem no comportamento do fogo é tão grande que é impossível predizer com precisão o que sucederá quando se inicia um fogo; alguns incêndios não causam danos significativos, como os incêndios rasteiros que não conseguem provocar danos em árvores de grande porte, porém são extremamente prejudiciais às vegetações rasteiras e plantas jovens, principalmente para a sua regeneração. Sobre as causas antrópicas de origem humana, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Causas por negligência.
2. Causas estruturais.
3. Causas acidentais.
4. Causas intencionais.
( ) Origem em comportamentos e atitudes reativas aos condicionalismos ou em conflitos relacionados com o uso do solo como, por exemplo, incêndios originados por conflitos motivados pelas restrições dos parques nacionais e terras indígenas.
( ) Pretensão tanto da ação premeditada quanto da casual, com múltiplas motivações como a queima não autorizada, ilegal e descontrolada, ou pela ação de vandalismo, piromania, ou de conflitos.
( ) Acidentes com fontes de ignições:de viação; linha de trem; linhas elétricas; acidentes com máquinas agrícolas e florestais, tubos de escape, dentre outros.
( ) Ações de uso do fogo sem o desígnio de provocar um incêndio florestal como queimas de resíduos agrícolas e florestais; fogueiras para a confecção de alimentos ou para aquecer; fogueiras festivas (festas juninas); e, fumadores.

A sequência está correta em 

#Questão 920637 - Engenharia Florestal, Incêndios Florestais, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Engenharia Sanitária

Incêndios florestais ocorrem e são comuns de ocorrer em praticamente todo o tipo de vegetação. Na maior parte das situações, eles são causados por negligência ou associados a queimas descontroladas como prática agrícola. Os incêndios em vegetação representam uma parcela significativa das ocorrências atendidas por profissionais e pelo corpo de bombeiro. Esses incêndios liberam grandes quantidades de fumaça, mistura constituída por diversos elementos tóxicos. Os componentes da fumaça podem provocar desde pequenas irritações aos olhos e ao trato respiratório até problemas respiratórios mais graves a longo prazo. A queima da biomassa contribui largamente para a liberação de gases tóxicos e partículas poluentes, e como resultado dessa combustão são gerados materiais particulados, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre. Impedir totalmente que os incêndios ocorram é praticamente impossível; dessa forma, medidas e ações para evitar a ocorrência e a propagação dos incêndios são de vital importância no trabalho de combate aos incêndios, e a colaboração de todos é fundamental. São alternativas adequadas com relação aos incêndios florestais, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis