Listagem de Questões sobre Geral
Considere a exploração de madeira em duas áreas na floresta amazônica — área 1, explorada de forma convencional (sem manejo florestal sustentável) e área 2, mediante manejo florestal sustentável. A partir dessa situação e de estudos disponíveis acerca do assunto, como os realizados pela Fundação Floresta Tropical (FFT) e pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), julgue os itens que se seguem.
A exploração de impacto reduzido (EIR), aplicada como técnica do manejo florestal sustentável (área 2), inclui uma fase de atividades pré-exploratórias, normalmente realizada um ano antes da exploração. Nessa fase, é realizada a operação de remoção de cipós, quando necessário.
Em ambos os modos de exploração descritos para as áreas 1 e 2, normalmente são instaladas parcelas permanentes antes da exploração propriamente dita, com a principal finalidade de identificar as árvores a serem exploradas.
Em ambas as áreas de exploração, as estradas devem ser utilizadas em um único ciclo de corte, devendo ser realocadas de forma mais adequada nos ciclos posteriores de corte.
Considere que a exploração florestal seja fundamentada no consumo de madeira, que, para a área 2, tenha sido estabelecido um ciclo de corte de 30 anos e, ainda, que, para um consumo anual de 10.000 m3 de madeira em tora, com 25 m3 de madeira comercial por hectare, seja necessário explorar 400 ha/ano. Nessa situação, se a floresta dessa área possuísse 12.000 ha, esta seria explorada em 30 anos.
Acerca do plano de manejo florestal sustentável de uso múltiplo (PMFS), julgue os itens subseqüentes.
A apresentação do estudo de impacto ambiental (EIA) e do relatório de impacto ambiental (RIMA) é um dos requisitos exigidos pelos órgãos competentes para a viabilização do PMFS.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}