Questões de Engenharia Florestal do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2007

A colheita florestal é um conjunto de operações efetuadas no povoamento florestal com o objetivo de preparar e extrair a madeira até o local de transporte, utilizando-se para isso técnicas e padrões estabelecidos. Atualmente, a colheita florestal no Brasil pode ser dividida em três divisões: as grandes empresas, que possuem máquinas leves, médias, pesadas e altamente sofisticadas; as empresas médias, que utilizam máquinas e equipamentos pouco sofisticados e mão-de-obra especializada; e as pequenas empresas, que continuam a utilizar métodos rudimentares, baseados em mão-de-obra pouco qualificada. Quanto à mecanização da colheita florestal, julgue os itens subseqüentes. No processo de colheita florestal, a etapa denominada operação de extração refere-se à movimentação da madeira desde o local de corte até o local de consumo (fábrica de celulose, serraria, carvoaria) e tem como sinônimos: baldeio, arraste, encoste e transporte primário.

No Brasil, a tecnologia de colheita florestal evoluiu significativamente nos últimos anos. Essa evolução, associada à escassez de recursos financeiros, evidenciou a necessidade de um aprimoramento no planejamento e no controle das atividades florestais. Dessa forma, o planejamento tornou-se mais complexo devido ao tempo das rotações, à extensão das áreas plantadas, à diversidade de fatores técnicos, econômicos e ambientais, à política econômica e à própria atividade florestal. Em relação a esse assunto e acerca do planejamento da colheita florestal, julgue os itens a seguir. O planejamento florestal não faz a coordenação dos planos operacionais de curto prazo, mesmo daqueles que atendem metas de planos de longo prazo.

No Brasil, a tecnologia de colheita florestal evoluiu significativamente nos últimos anos. Essa evolução, associada à escassez de recursos financeiros, evidenciou a necessidade de um aprimoramento no planejamento e no controle das atividades florestais. Dessa forma, o planejamento tornou-se mais complexo devido ao tempo das rotações, à extensão das áreas plantadas, à diversidade de fatores técnicos, econômicos e ambientais, à política econômica e à própria atividade florestal. Em relação a esse assunto e acerca do planejamento da colheita florestal, julgue os itens a seguir. O planejamento florestal pode ser de curto e(ou) de longo prazo, sendo o de longo prazo caracterizado por elevado grau de incerteza, tendo caráter mais de orientação do que de definições de ações imediatas.

No Brasil, a tecnologia de colheita florestal evoluiu significativamente nos últimos anos. Essa evolução, associada à escassez de recursos financeiros, evidenciou a necessidade de um aprimoramento no planejamento e no controle das atividades florestais. Dessa forma, o planejamento tornou-se mais complexo devido ao tempo das rotações, à extensão das áreas plantadas, à diversidade de fatores técnicos, econômicos e ambientais, à política econômica e à própria atividade florestal. Em relação a esse assunto e acerca do planejamento da colheita florestal, julgue os itens a seguir. O planejamento florestal pode ser elaborado por tentativa, em que o planejador se baseia em informações coletadas de outras empresas; por imitação, em que a base é a experiência do planejador; e cientificamente, caso em que o planejador trabalha com dados reais da própria empresa, podendo empregar, por exemplo, técnicas da pesquisa operacional, sistemas de informações geográficas e sistemas computacionais específicos.

No Brasil, a tecnologia de colheita florestal evoluiu significativamente nos últimos anos. Essa evolução, associada à escassez de recursos financeiros, evidenciou a necessidade de um aprimoramento no planejamento e no controle das atividades florestais. Dessa forma, o planejamento tornou-se mais complexo devido ao tempo das rotações, à extensão das áreas plantadas, à diversidade de fatores técnicos, econômicos e ambientais, à política econômica e à própria atividade florestal. Em relação a esse assunto e acerca do planejamento da colheita florestal, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em uma floresta tropical úmida no município de Manicoré – AM, desenvolveu-se uma trabalho com o objetivo de analisar os danos de colheita de madeira sob regime de manejo florestal sustentado. Os danos levantados em 1 ha foram: 3% no tronco, 4% na copa, 1% no tronco e na copa e 2% de árvores mortas; com um volume colhido de 18 m3/ha.

Nessa situação, os resultados mostram que o modelo testado não pode ser considerado como colheita de baixo impacto, uma vez que o volume de madeira colhido é superior a 2 m3/ha.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis