Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Acerca de doenças de espécies florestais, julgue os itens que se seguem. Doenças de plantas podem ser de origem biótica ou abiótica. As doenças abióticas podem ser causadas por problemas relacionados a temperatura, umidade, luminosidade, acidez ou alcalinidade do solo, deficiência ou toxicidade mineral, fitotoxicidade, poluição do ar, excesso de ventos, granizo, raios entre outros.

Acerca de doenças de espécies florestais, julgue os itens que se seguem. Algumas espécies de eucalipto apresentam uma doença abiótica denominada gomose, que se caracteriza pelo escorrimento de substâncias denominadas quino, de coloração marrom e constituição complexa, que, em contato com o ar, cristalizam-se. A gomose é sempre uma resposta dos tecidos cambiais da planta a alguma agressão.

Acerca de doenças de espécies florestais, julgue os itens que se seguem. Tombamento de mudas ou damping-off é uma doença biótica que ocorre em praticamente todas as espécies florestais, exceto em Pinus spp.

Considerando que a implantação de uma floresta ou a recuperação de áreas degradadas, quando feitas por mudas, incluem necessariamente a implantação de um viveiro florestal, seja ele temporário ou permanente e que, para isso, o planejamento deve sempre levar em conta a produção de mudas de elevado padrão de qualidade a baixo custo, julgue os itens seguintes. Facilidade de acesso em todas as épocas do ano e água em abundância são fatores essenciais para o bom funcionamento de um viveiro. Por outro lado, características do solo do local de instalação, como fertilidade, friabilidade, profundidade e drenagem, são aspectos irrelevantes no funcionamento adequado de um viveiro florestal.

Considerando que a implantação de uma floresta ou a recuperação de áreas degradadas, quando feitas por mudas, incluem necessariamente a implantação de um viveiro florestal, seja ele temporário ou permanente e que, para isso, o planejamento deve sempre levar em conta a produção de mudas de elevado padrão de qualidade a baixo custo, julgue os itens seguintes. A adição de matéria orgânica decomposta a solo arenoso ou argiloso melhora as condições de aeração desses solos, o que é importante para a oxigenação de mudas em viveiros.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis