Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Julgue os itens subseqüentes, relativos à avaliação do potencial biológico de ecossistemas florestais. A documentação de danos e impactos de exploração e de incêndios florestais tem sido importante para avaliar o potencial de regeneração de florestas exploradas, bem como as conseqüências dos incêndios sobre a biodiversidade e sobre as funções ecológicas como, por exemplo, o estoque de carbono.

Julgue os itens subseqüentes, relativos à avaliação do potencial biológico de ecossistemas florestais. Existe forte correlação entre a área de um fragmento florestal e a diversidade e a estabilidade de comunidades de animais e vegetais de uma floresta. Entretanto, os efeitos da forma de fragmentos florestais sobre a diversidade biológica e a sustentação da floresta podem ser tão marcantes quanto os do tamanho. Fragmentos de área arredondada ou circular apresentam uma baixa razão borda/interior, enquanto fragmentos alongados apresentam uma alta razão borda/interior. Quanto maior for a razão borda/interior, maior é a fração do fragmento sujeita ao efeito de borda e maior é o grau de perturbação do fragmento florestal. Em fragmentos com alta relação borda/interior, a composição das comunidades de plantas e animais deve apresentar menor diversidade que a encontrada em fragmentos com baixa relação borda/interior.

Para gerenciar uma unidade de conservação (UC), o profissional deve ter senso crítico e muita experiência para lidar com os vários problemas inerentes ao seu trabalho. Um dos fatores que mais aflige os gerentes de uma UC é o constante risco de incêndios florestais. Para definir um bom sistema de prevenção, o profissional deve montar um plano de zoneamento de riscos de incêndios florestais na UC. Quanto a esse tipo de plano, julgue os itens seguintes. Ao elaborar um plano de zoneamento de riscos de incêndios florestais de uma UC, o profissional deve levantar informações como histórico de fogo, dados climáticos, declividades na área, tipos de vegetação da UC e uso do solo no entorno.

Para gerenciar uma unidade de conservação (UC), o profissional deve ter senso crítico e muita experiência para lidar com os vários problemas inerentes ao seu trabalho. Um dos fatores que mais aflige os gerentes de uma UC é o constante risco de incêndios florestais. Para definir um bom sistema de prevenção, o profissional deve montar um plano de zoneamento de riscos de incêndios florestais na UC. Quanto a esse tipo de plano, julgue os itens seguintes. Definido o zoneamento de riscos de incêndio, uma das ações prioritárias para a implantação do sistema de prevenção é a utilização do próprio fogo de forma controlada para a redução das áreas de risco e diminuição da degradação ambiental na UC.

Julgue os itens a seguir, referentes a impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. A crescente industrialização tem ocasionado contaminação de solos por diferentes metais pesados. Nesses solos contaminados, o desenvolvimento normal de muitas espécies de plantas e da microbiota fica comprometido. Nesse contexto, o zinco apresenta-se como um elemento potencialmente tóxico, mesmo quando ocorre em baixas concentrações.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis