Listagem de Questões sobre Geral
Um trecho de rede de distribuição monofásica – de fase e neutro, com distância (L)m e impedância (C) em cada metro de condutor, derivado de uma rede trifásica operando em 220/127 V – alimenta carga de (N 1) kVA com queda de tensão percentual (a) % , no trecho. Sendo necessário aumentar a carga, são instalados dois novos condutores, idênticos aos existentes, para as duas outras fases ficando o trecho, agora trifásico, capacitado a fornecer, com a mesma queda percentual (a) % , a nova carga equilibrada (N 2) igual a:
3 N1
N1
2 N1
6 N1
Os hábitos de consumo possibilitam que um transformador de distribuição atenda a dezenas ou centenas de consumidores cujas cargas individuais somadas ultrapassam em muito a capacidade do transformador. Por exemplo, um conjunto de 60 consumidores com carga instalada, individual, de 5 kW, poderia aparentemente totalizar demanda de 300kW. Porém, aplicando-se a cada consumidor o fator de demanda 0,6, a demanda máxima do grupo seria de 72 kW, permitindo o uso de um transformador de 75 kVA. Isto seria possível porque o fator de diversidade aplicável no caso é:
1,25
1,50
2,00
2,50
4,00
Para receber energia de uma linha de distribuição em um galpão, tem-se que instalar um poste de seção circular, de comprimento L, em metros, e resistência nominal Rn daN, conforme a ABNT. O poste, de encabeçamento ou fim de linha trifásica, sofrerá esforços significativos somente dos 3 condutores na mesma cruzeta, em um plano horizontal a 7,6 m do solo. Considera-se o plano de aplicação de Rn a 0,10m do topo do poste, engastamento de L/10 +0,60m, vão de 40m, flecha de 1% do vão e peso do condutor igual a 0,45 kg/m, já incluída a pressão do vento. Admitindo que, nas condições citadas, a catenária pode ser considerada uma parábola e considerando as sobrecargas estabelecidas nas normas da ABNT, o poste adequado de menor comprimento e menor resistência nominal entre os relacionados abaixo será:
L= 9m e Rn = 200 daN;
L= 9m e Rn = 300 daN;
L= 10m e Rn = 150 daN;
L=10m e Rn = 300 daN;
L=10m e Rn = 600 daN.
A manutenção preditiva pode ser descrita como sendo atividades de ensaios, inspeção, controle e análise de sintomas de equipamentos, peças ou componentes, com objetivo de monitorar, através de avaliação estatística da condição, a tendência de defeitos ou falhas, predizendo ou estimando o ponto ótimo para intervenção. Portanto, pode ser considerada como levantamento de parâmetros para execução de manutenção preventiva. Marque a alternativa que relaciona quatro dentre as técnicas mais usadas em manutenção preditiva:
medição de vibração; medição de ruídos acústicos; medições térmicas - termografia e análise cromatográfica do óleo isolante;
medição de ruídos acústicos; medição de custo de reposição; análise cromatográfica do óleo isolante e medição de tempo de operação;
medição de tempo de operação; medição de vibração; medições térmicas - termografia e medição do custo da manutenção em relação à produção;
medição da indisponibilidade do equipamento; medição do Homem-hora em trabalho de preventiva; análise cromatográfica do óleo isolante e medição de vibração;
medição do Homem-hora em trabalho de preventiva; medição do custo da manutenção em relação à produção; medição de tempo de operação; medição da indisponibilidade do equipamento.
Um moderno sistema de informações destinado à aplicação no Planejamento e Controle da Manutenção deve contemplar módulos específicos e adequados aos processos da Organização. Tendo em vista as informações e os requisitos necessários aos diversos relatórios gerenciais, assinale a alternativa INCORRETA:
O aplicativo destinado ao levantamento dos indicadores de Disponibilidade dos Equipamentos deve retirar as informações das ordens de serviços e dos dados operacionais
Um sistema adequado deve contemplar aplicativos para apropriação de custos de manutenção (diretos, indiretos e administrativos) relativos a pessoal, material, contratação e depreciação.
Os aplicativos de apropriação de dados dos sistemas de manutenção devem receber informações oriundas do setor administrativo incluindo os dados cadastrais dos funcionários e contratados.
A rotina dedicada ao monitoramento dos Indicadores de Equipamentos deve colher informações das ordens de serviço e dos dados de operação;
Os programas de custos de manutenção devem ser alimentados com informações cadastrais dos equipamentos, dos materiais técnicos consumidos, dos registros dos tempos de execução das tarefas, ordens de serviços e dos dados de operação.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}