Questões sobre Proteção do Sistema de Energia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Proteção do Sistema de Energia

A respeito das proteções contra sobrecarga e contra curtocircuito, julgue os itens abaixo.

I. Todos os circuitos devem ser dotados de proteção contra sobrecarga, sem exceção.

II. A proteção contra sobrecarga de condutores em paralelo somente é permitida se tiverem seções diferentes.

III. Em algumas situações específicas, a proteção contra curtocircuito pode ser omitida.

IV. Todo dispositivo que provê proteção contra curto-circuito deve ter capacidade de interrupção no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado. Entretanto, há situação em que se admite um dispositivo com capacidade inferior.

Estão certos apenas os itens

Considere um transformador trifásico de três enrolamentos (AT, MT e BT). Para a medição da resistência elétrica de isolação, com o uso de megômetro de 500 Vcc, foram primeiramente conectados entre si os terminais de AT, os de MT e os de BT, respectivamente. O esquema de ensaio com o terminal de linha – L em AT, o de guarda – G em BT e o de aterramento – T em MT avalia a isolação de:

Uma subestação em alta tensão possui equipamentos denominados pararraios. Acerca desse tipo de dispositivo, julgue o item subsequente.

Esse equipamento desempenha a função de indutor linear, cuja função é a proteção da malha de terra da subestação contra elevadas correntes de curto-circuito.

Em sistemas elétricos de potência caracterizados por níveis de tensão nominais muito elevados, a utilização de transformador de potencial (TP) eletromagnético fica comprometida em função da classe de isolação, o que requer um TP com dimensões e peso muito diferente daqueles TPs para níveis menores de tensão. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

Em tensões muito elevadas, como em extra-alta tensão, é recomendado utilizar o dispositivo auxiliar denominado divisor capacitivo de potencial (DCP).

Em um quadro de distribuição de determinada instalação elétrica em baixa tensão foi recomendada a instalação de dispositivo diferencial-residual (DR), tendo em vista a eficiência desse elemento de proteção para a finalidade a que se destina. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A finalidade do dispositivo DR é a proteção de condutores de circuitos de sinalização contra reduzidas correntes de curto-circuito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis