Questões sobre Circuitos Elétricos na Engenharia Elétrica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Circuitos Elétricos na Engenharia Elétrica

O circuito abaixo representa um modelo esquemático do circuito elétrico utilizado para medição de corrente de fuga em equipamentos eletromédicos (EEM) com base na norma NBR 60601-1. Marque a opção que identifica os componentes do sistema de medição e seu dimensionamento no circuito abaixo: 
Imagem associada para resolução da questão

Um circuito RLC série é composto por uma resistência de 4 ?, uma capacitância de 1/1200 F e uma indutância de 1/300 H. O circuito é alimentado com uma tensão elétrica senoidal com valor eficaz de 20 V e frequência de 150/? Hz. Com o circuito operando em regime permanente, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A potência elétrica ativa dissipada no circuito é igual a 100 W. II. O valor eficaz da tensão elétrica no indutor é igual 4 V. III. O fator de potência do circuito é 0,6 indutivo. IV. A corrente elétrica está atrasada em relação à tensão elétrica.

Considerando a resistência elétrica de um elemento condutor, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. A resistência elétrica (R) de um determinado material condutor pode ser determinada por meio da relação R= l/(pA), em que l é o comprimento do condutor, p é a resistividade elétrica do material do condutor e A é a área da seção transversal reta do condutor.
II. A resistividade elétrica é uma característica específica de cada material que define o quanto ele se opõe à passagem de uma corrente elétrica. Na temperatura de 20 ºC, a resistividade elétrica do alumínio é maior que a do cobre; consequentemente, para valores próximos dessa temperatura, um condutor de alumínio apresenta menor resistência elétrica que um condutor de cobre com as mesmas dimensões.
III. A condutividade elétrica é uma propriedade dos materiais que corresponde ao inverso da resistividade elétrica.
IV. A resistência de um elemento condutor varia com a temperatura. Para valores entre -200 ºC e +1084,62 ºC, que é o ponto de fusão de cobre, a resistência elétrica de um elemento condutor de cobre decresce linearmente com o aumento da sua temperatura.
V. A relação entre a temperatura de um condutor de cobre e sua resistência elétrica é linear para valores entre -200 ºC e +1084,62 ºC; logo, é possível obter o valor da resistência elétrica do condutor (R) para qualquer valor de temperatura (T) dessa ampla faixa de valores por meio da relação R = R0 (1 + ?(T ? T0)), em que R0 é a resistência elétrica obtida em uma temperatura T0, e ? é o coeficiente de temperatura da resistividade do cobre.

Uma impedância tem módulo 1 k?. Por essa impedância, circula uma corrente de intensidade 10 A e ângulo de fase 45°, atrasada da tensão sobre ela. Supondo-se que essa tensão tem ângulo de fase 105°, a potência reativa dessa carga é de:

Seja um circuito CA, alimentado por uma fonte de 100 V eficazes, que dissipa 100 Kw e cujo fator de potência é 0,866 adiantado.
Imagem associada para resolução da questão
Figura 1

Admitindo que o ângulo da fonte de tensão CA é 0°, dentre as correntes da figura 1, a que levará o fator de potência à unidade sem alterar a potência ativa é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis